Em mais um jogo, o Real Madrid fracassou diante do Barcelona. Dessa vez, por 3-1, em pleno Santiago Bernabeu. Para a maioria das pessoas, esse era o primeiro confronto que o Real, era considerado favorito na era Mourinho. Eu particularmente achava que não. Mesmo o Barça atravessando uma fase não tão boa, eles são os melhores do mundo. Então, não seria nada fácil para o time de Madrid, mesmo vindo de 15 vitória seguidas. Porém, diferentemente dos outros jogos com o comando do treinador português. Essa foi a primeira vez que o Real Madrid buscou o gol. Jogou em cima, buscando a vitória. Tanto, que foi superior no jogo, por bom tempo. O que não corria nos jogos anteriores, quando a equipe se limitava apenas a puxar contra-ataque. Já o Barça, não foi a melhor atuação da temporada. Mas, o time foi fantástico. Soube se recuperar na partida e dar um verdadeiro show bola.
O jogo começou, com Mourinho surpreendendo à todos. Pois em todas as prévias antes do jogo, o esquema do Real seria o 4-3-3. Só que ele veio com o 4-2-3-1. Só com Benzema no ataque. Então, o time da casa, começou marcando o Barcelona lá em cima. Querendo forçar a equipe adversária ao erro. Porém, eles não esperavam que viriam tão cedo. Com 25 segundos, Benzema abriu o placar para os merengues. Após saída errada do goleiro Valdés. O jogo acabou ficando na mão do Real. O time Catalão, sentiu o golpe. A prova disso, é que alguns jogadores começaram a errar passes bobos, além de não conseguir manter a posse de bola. No entanto, o Real Madrid permaneceu com cede de vitória. Estava se passando na cabeça de todos, se teria a revanche dos 5-0 do ano passado. Principalmente após o Cristiano Ronaldo perde um gol teoricamente fácil. Então, o Barcelona começou a jogar. Especialmente, Iniesta e Xaxi. O primeiro, chamou total responsabilidade no meio de campo. Então, Messi e Sánchez, revezavam bastante de posições. Mas após uma linda jogada individual do camisa 10, Sánchez marcou o gol de empate. Alguns minutos depois, Messi poderia ter sido expulso. Porque ele já tinha um cartão amarelo e deu uma entrada forte em Xabi Alonso. Na minha opinião, o arbitro acertou. Porque o argentino não foi com a intenção de fazer a falta. Mas, se ele tivesse expulsado o craque, a equipe da Catalunha não poderia reclamar de nada. No restante do 1º tempo, o Real perdeu um pouco de espaço e acabou recuando bastante.
No retorno para o segundo tempo, o Real Madrid voltou com a mesma pegada do início da primeira etapa. Marcando o Barcelona sobre pressão. Então, o time visitante voltava a sentir. Mas, em um ataque inesperado, Xavi, que completou 600 jogos com a camisa do Barcelona marcou o gol da virada. Com um chute desviando em Marcelo. Esse gol, começou a desmoralizar o time do Real em campo. Já era nítido nos rostos do jogadores, o nervosismo. José Mourinho, acabou mexendo na equipe. Tirou Özil e Lass Diarra, para botar Kaká e Khedira respectivamente. O Real, até tentava esboça alguma reação em eventuais contra-ataques. Mas nada acontecia. E as vezes, o time ia afobado ao ataque, acabava cedendo o contra golpe para o Barça. Que em um desses momentos, não hesitou. Daniel Alves cruzou na cabeça de Cesc Fabregás para marca o 3º gol. Após o feito, só se via um time jogando bola. O Barcelona começou a dar uma verdadeira aula de futebol. Enquanto o time de Madrid cai na pilha do Barça. O último melhor momento do Real Madrid no jogo, foi um chute de Benzema. Que por sinal, jogou muito. É um jogador que eu não confio muito, mas eu o aplaudo pela excelente partida que fez. Acabou que, o time Catalão, não aumentou o placar, porque não quis. Pois oportunidades tiveram, pelo menos três. Próximo ao fim do jogo, Guardiola começou a poupar as principais estrelas para o Mundial da Fifa.
Com a vitória, o Barcelona alcançou o mesmo número pontos que o Real Madrid e assumiu a liderança nos critérios de desempate. Mas, o time do Barça tem um jogo a mais que o concorrente ao título. Jogo antecipado devido a viajem para o Japão.
Agora o Real Madrid tenta a reabilitação para voltar a liderança, contra Sevilla fora de casa. Enquanto o Barcelona, só volta a jogar em Janeiro pela La Liga. E o jogo é o derby local contra o Espanyol, fora de casa.