terça-feira, 5 de janeiro de 2016

[MLS] Entenda como funciona o MLS Combine, que seleciona jovens talentos para o SuperDraft da Liga

Foto: MLSsoocer.com
A partir do próximo dia 7 de janeiro acontece em Fort Lauderdale, na Flórida, o tradicional MLS Combine, que é a prova anual da Liga para a aquisição de novos talentos. Os jogadores que mais se destacarem serão selecionados para o SuperDraft, em Baltimore. O Rédua Esporte explica como acontece este processo

O MLS Combine é a oportunidade que jovens jogadores tem para mostrar seu valor em busca de um contrato com alguma equipe da Liga. São atletas oriundos das universidades, outras processos seletivos na América Central e jovens das categorias de base da Seleção dos Estados Unidos ou qualquer outra equipe ao redor do mundo. 

>> Quem pode participar? 

>> Jogadores de universidades americanas que competem no mais alto nível colegial, a NCAA, que geralmente estão em seus últimos dois anos de estudo.

>> Jogadores de futebol das equipes de base dos Estados Unidos que têm demonstrado potencial para se tornarem profissionais.

>> Jovens jogadores de clubes internacionais que recebam um convite da MLS para participar do evento. 


>> Vencedores do Caribe Combine, que para esta edição foram realizada em três ilhas do Caribe; São Cristóvão e Nevis (13-16 de Dezembro), Curaçao (17-20 de Dezembro) e Martinica (1-4 de janeiro). O vencedor de testes em cada uma das ilhas serão convidados para a MLS Combine. 

>> Quem faz as avaliações? 

>> Treinadores e comissão técnica dos 20 clubes da MLS.

>> Membros do departamento de desenvolvimento profissional dos jogadores da MLS.

>> Olheiros de equipes MLS e de alguns clubes internacionais.

>> Como são as provas?

1º passo: Os jogadores convidados para a Combine são divididos em quatro equipes, como se fosse uma equipe MLS: treinador, assistentes e elenco de jogadores e suplentes.

2º passo: As quatro equipes se encontram em um formato de todos contra todos, completando três jogos cada. Cada jogo dura 90 minutos, com um intervalo.

3º passo: Cada jogador tem a oportunidade de jogar os três jogos (não há limite de substituições), a critério do treinador da sua equipe.

4º passo: Testes físicos são realizados para determinar o desempenho de cada jogador em campo.

5º passo: Eles também passam por testes mentais e psicológicos, onde a capacidade cognitiva de cada jogador é controlada.

6º passo: Da mesma forma, os jogadores são treinados em relações e meios de comunicação pública de gestão durante o teste, para que quando eles se tornarem profissionais saibam sobre isso.


7º passo: Nos dias em que não há jogos, a equipe técnica dos 20 clubes são livres para entrevistar os jogadores, a fim de determinar se eles são ideais para adicionar à sua lista. 

8º passo: Às vezes, treinadores e jogadores anteriormente conhecido por seu trabalho em equipes de futebol da faculdade ou da juvenis.

Portanto, a ideia não é tirar um vencedor como em determinados Reality Shows criados, o objetivo é mostrar o potencial de jovens para que treinadores possam acrescenta-los aos seus elencos. Caso o jogador tenha bolsa de alguma universidade e assine com alguma franquia, a bolsa é automaticamente cancelada. Em compensação, passa a receber um salário do clube. 


Foto: USA Today Sports
No último ano, o grande nome que saiu do SuperDraft foi de Cyle Larin, do Orlando City, escolha número 1. O atacante de 20 anos foi destaque dos Lions e venceu o prêmio de calouro da temporada passada, ao marcar 17 gols em 27 jogos. O canadense é oriundo da Universidade de Connecticut e, atualmente, também é titular da seleção do Canadá.

O SuperDraft acontece nos dias 14 e 16 de janeiro, em Baltimore. Ives Galarcep, jornalista norte-americano, selecionou alguns nomes para o site da MLS que aparecem como enorme potencial no College, são eles: 

>> Josh Yaro / zagueiro (Geogetown)
>> Jack Harrison / meio-campista (Wake Forest) 
>> Richie Laryea / meio-campista (Akron) 
>> Julian Buescher / meio-campista (Syracuse)
>> Omar Holness / meio-campista (Carolina do Norte) 
>> Andrew Tarbell / goleiro (Clemson)

Essa lista não é oficial, mas a influência de Ives no cenário futebolístico dos Estados Unidos é grande e dificilmente estes nomes estarão de fora nas listas oficiais.