A notícia que circulava nas imprensas da Europa e Estados Unidos davam conta da transferência de Xavi para o New York City. Porém, após uma conversa com o treinador Luis Henrique, o meio-campista de 34 anos mudou de ideia e decidiu permanecer no Barcelona até o fim da temporada 2014/2015 ou até janeiro.
> Xavi se despede do Barcelona e fica cada vez mais próximo do New York City
O Josep Maria Bartolomeu, presidente do Barcelona, deixou claro o interesse em renovar com Xavi. O desejo era o mesmo do novo técnico. Entretanto, ainda no Brasil para disputa da Copa do Mundo, o jogador já tinha falado para amigos que deixaria o Camp Nou.
Mas, em conversa franca e direta com Luis Henrique, o comandante do tic-taka aceitou a proposta feita pelo treinador, que era de ser um reserva de luxo e participar de momentos importante da temporada. Já que não tem mais condicionamento físico para atuar durante 50 partidas ou mais em alto nível.
Segundo o jornal "Marca", a renovação de Xavi com o Barcelona foi de dois anos - até junho de 2016. Porém, é quase certo que não cumpra tudo e nem mesmo o primeiro ano. Como o New York City só inicia os trabalhos em março de 2015, se fala muito na Espanha que o maestro catalão deixe o Barça já em janeiro, na janela de inverno.