domingo, 15 de junho de 2014

Nos acréscimos, Suíça vira o jogo contra o Equador e conquista vitória na estreia da Copa

Assim como nas oitos partidas da primeira rodada, Suíça e Equador também proporcionaram um grande espetáculo ao público, no Mané Garrincha, em Brasília, na tarde deste domingo. Os equatorianos saíram na frente, mas os suíços reagiram no segundo tempo e conquistaram a virada com um gol no último lance da partida, garantindo a vitória no Grupo E da Copa do Mundo. 

Os gols suíços foram marcados por jogadores que saíram do banco de reservas, caso de Mehmedi que fez o primeiro e no minuto final Seferovic decretou o triunfo. Mas, o destaque da equipe ficou por conta de Shaqiri, eleito pela Fifa como o melhor jogador em campo. No Equador, Enner Valência foi quem balançou as redes. 


Suíça controla o jogo, mas Equador saí na frente

Tradicionalmente a Suíça joga sempre defensivamente - já saiu de uma Copa do Mundo sem sofrer gols - e procura usar os contra-ataques. Porém, como o Equador também adotou essa tática de se fechar e explorar os contragolpes, o time suíço por ter maior qualidade no meio de campo passou a ditar o ritmo do confronto. 

Os principais lances surgiam pelo lado direito com Lichtsteiner e Shaqiri, entretanto não era fácil de perfurar a defesa montada pelos equatorianos. Que por sua vez, saíam para atacar usando sempre a velocidade de Antonio Valência. Mas, faltava um armado de ofício para criar as jogadas, os lances de perigo aconteciam mesmo de bolas paradas. Foi assim, que saiu o primeiro gol do jogo, aos 22 minutos, com Enner Valência marcando de cabeça, completamente livre dentro da área. 
A Suíça foi obrigada a sair mais para o jogo e seguia encontrando uma defesa bem postada. A solução encontrada foi arriscar chutes de longa e média distância, quem mais tentou foi Inler. 

Equador falha e os suíços viram o confronto

Se na primeira etapa a estratégia montada pelos equatorianos deu certo, no segundo tempo foi ao contrário. Logo aos três minutos, após cobrança de escanteio, Mehmedi, que havia acabado de entrar no jogo, subiu com tranquilidade na área para empatar o jogo. 

O empate tornou o jogo mais equilibrado e com as duas equipes querendo vencer. A Suíça permanecia com mais posse de bola e criando alternativas com jogadas individuais ou chutes de fora da área. Já o Equador priorizava os ataques objetivos. Quando ia com muito jogadores para o ataque, acabava permitindo contragolpes para o adversário que sempre levava perigo.


Com a proximidade do fim do jogo, as equipes foram tirando o pé do acelerador e começaram a trocar passes, mas nos acréscimos, mostraram o último fôlego para garantirem a vitória. O Equador teve um contra-ataque para decidir o jogo, no qual Antonio Valência serviu Ayovi, que foi desarmado por Behrami na hora da finalização. O mesmo Behrami armou o contragolpe suíço, sofreu falta, mas se levantou e na continuação Rodriguez serviu Seferovic, que se adiantou a zaga equatoriana e garantiu a vitória na estreia. 
Na segunda rodada do Grupo E, a Suíça duela com a França, na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador. Já o Equador enfrenta Honduras na Arena da Baixada, em Curitiba.