sábado, 14 de junho de 2014

No clássico europeu, Balotelli garante vitória da Itália diante da Inglaterra

Após a surpreendente vitória da Costa Rica em cima do Uruguai nesse Grupo C, Inglaterra e Itália entraram em campo com toda a cautela, pois uma derrota seria complicada. Os italianos controlaram boa parte do jogo e conseguiram um importante resultado positivo de 2-1, na Arena da Amazônia, em Manaus, na noite deste sábado. 

Quem garantiu o triunfo italiano foi o atacante "Super Mario" Balotelli, que marcou o segundo gol, na etapa complementar. Antes no primeiro tempo, Marchisio abriu o placar e em seguida Sturridge empatou para os servos da Rainha. 


Itália contra a bola e Inglaterra usa a velocidade

O confronto entre os gigantes europeus em Manaus foi durante todo o primeiro tempo equilibrado. A Itália ficou com a posse de bola, trabalhando com tranquilidade a troca de passes e os jogadores buscavam sempre Pirlo, que estava tendo liberdade para jogar. O English Team não forçava a marcação no maestro italiano. No ataque, os ingleses optaram por ser objetivos e sempre explorando a velocidade. Foi assim que Sterling teve a primeira oportunidade gol. Depois, Welbeck foi bloqueado pelos zagueiros italianos. 

A Itália apesar de controlar o jogo demorou para chegar com perigo. Mas, quando começou a arriscar chutes, Joe Hart foi obrigado a trabalhar. Em uma jogada oriunda de escanteio, Pirlo enganou a marcação abrindo as pernas e deixando a bola passar para Maschisio, que acertou um petardo, indefensável para o goleiro inglês, aos 35 minutos. Mas, a Inglaterra não se abateu e aos 37, Rooney descolou um ótimo passe para Sturridge empatar o clássico. Antes do intervalo, Balotelli quase fez uma pintura, no qual encobriu o arqueiro, mas o zagueiro Jagielka afastou em cima da linha.

Balotelli e Sirigu garantem vitória da Azzura

Para os últimos 45 minutos, a Itália voltou jogando em cima e com cinco minutos, Balotelli de cabeça recolocou a Itália na frente do placar. Dessa vez, os italianos estavam melhores organizados defensivamente e apesar da agilidade do ataque inglês, o arqueiro Sirigu conseguia boas defesas. O substituto de Buffon demonstrou um pouco de ansiedade em campo, porém fez o básico e afastava o perigo. 

A Inglaterra começou a controlar o meio de campo, vendo isso, Prandelli, técnico italiano, tirou Verrati e colocou Thiago Motta. A alteração deu resultado, porque a Itália se fechou e voltou a controlar a posse de bola. A Inglaterra conforme foi chegando perto do término do jogo perdeu o fôlego. Mesmo assim, não deixou de arriscar chutes e procurar a vitória. Porém, encontrava a famosa defesa italiana, que é extremamente difícil de passar. Já no fim, os ingleses ainda passaram a sofrer os contragolpes e quase levaram o terceiro. 

Na segunda rodada do Grupo D, a Itália enfrenta a Costa Rica na Itaipava Arena Pernambuco, na sexta-feira. Um dia antes, na quinta-feira, a Inglaterra tem um duelo de vida ou morte com o Uruguai, na Arena Corinthians, em São Paulo.