sábado, 14 de junho de 2014

No Grupo da Morte, Costa Rica surpreende e o Uruguai se complica na Copa


 Na abertura do Grupo D, o chamado 'Grupo da Morte', o Uruguai era o grande favorito contra a seleção da Costa Rica. Porém, apesar da Celeste Olímpica ter saído na frente, os costa-riquenhos se recuperaram no segundo tempo e construíram a vitória por 3-1, tornando-se a primeira zebra do Mundial de 2014. 

O confronto aconteceu no Castelão, em Fortaleza, no fim de tarde deste sábado. O triunfo da Costa Rica muito se deve a atuação do atacante Campbell, autor do primeiro gol. Duarte e Ureña fizeram os outros gols. No Uruguai, Cavani marcou o único tento. 

Jogo equilibrado e Uruguai saí na frente

A partida no Castelão começou bastante equilibrada. O Uruguai não conseguia se impor como o principal time do confronto, e assim, ditar o ritmo da peleja. Somando a isso, a equipe jogou sem a grande estrela, o atacante Luís Suárez. Por outro lado, a Costa Rica não ficava somente na defesa, defendia mas também buscava o ataque. Além, de controlar a posse de bola - o que acabou tirando a ofensividade dos uruguaios. 
A Celeste Olímpica quando tinha a posse de bola não buscava trocar passes e produzir tabelas, mas tinha a força na bola parada. Na qual, Lugano foi agarrado dentro da área e sofreu pênalti. Na cobrança, Cavani bateu forte no canto direto, sem chances para o arqueiro costa-riquenho. Pouco tempo depois, aconteceu o mesmo lance, porém à favor da Costa Rica, mas o árbitro não assinalou. 

Costa Rica cresce e derruba os uruguaios

Para a etapa complementar, a Costa Rica permaneceu com a posse de bola, entretanto bem mais incisiva no campo de ataque. Enquanto o Uruguai seguia sem a vibração tradicional da equipe em Copas do Mundo. Os jogadores estavam desligados e permitindo que o adversário crescesse no confronto. Com isso, após receber cruzamento na área aos 54 minutos, Campbell de canhota acertou um chutaço indefensável para Muslera e empatou o jogo. 

A seleção uruguaia sentiu o baque e três minutos depois, após cobrança de falta na área, Duarte fez o gol da virada da Costa Rica. Pouco antes da batida, o zagueiro uruguaio Godín alertou os companheiros da presença de Duarte na área. 

O duelo então virou drama para os sul-americanos, que buscavam atacar, mas não tinha criatividade, embora tenham criado chances de empatar. Só que a defesa acabou ficando aberta. Campbell teve uma grande oportunidade em um chute de longa distância, mas foi Ureña aos 84, que decretou a vitória e a primeira zebra da Copa. Ainda houve tempo para Maxi Pereira do Uruguai ser expulso depois de uma entrada criminosa.
Na segunda rodada do Grupo D, o Uruguai - que se complicou na chave - enfrenta a Inglaterra, na Arena Corinthians, em São Paulo. Já a Costa Rica pega a tetra campeã Itália, na Itaipava Arena Pernambuco, no Recife.