segunda-feira, 16 de junho de 2014

Müller marca três vezes e Alemanha atropela Portugal de Cristiano Ronaldo

Abrindo o quinto dia da Copa do Mundo, Alemanha e Portugal se enfrentaram na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador, pelo grupo G. Mesmo com Cristiano Ronaldo em campo, os portugueses não viram a cor da bola e ainda sofreram mais uma vez com o temperamento de Pepe. Na bola, os alemães demonstraram um futebol empolgante e golearam por 4-0.

O destaque da goleada germânica ficou por conta de Thomaz Müller, que marcou três vezes, uma de pênalti e outras duas aproveitando falhas do sistema defensivo adversário. O zagueiro Hummels também deixou sua marca. 

Portugal perdido em campo e Alemanha faz a festa

Apesar do jogo ter começado 13h da tarde - no horário de Brasília -, as duas equipes iniciaram a partida correndo bastante e demonstrando muita vontade. Portugal adotou a tática de ficar mais recuado e explorar jogadas em contra-ataque, com Nani pela direita e Cristiano Ronaldo na esquerda. Além de um meio de campo formado por João Moutinho e Raul Meirelles. 


No outro lado, a Alemanha queria ter a bola para trocar passes e criar oportunidades. Quando se aproximava da área, agilizava o jogo e tentava jogadas individuais. Em uma dessas, Götze foi puxado na área e na cobrança do pênalti, Müller bateu sem chances para o goleiro Rui Patrício. O gol sofrido aos 10 minutos foi um baque para os portugueses, que poucos antes haviam criado uma chance com Cristiano Ronaldo. No mais, não fizeram nada. 

Defensivamente, Portugal parou e a Alemanha aproveitou. Em uma cobrança de escanteio, Hummels subiu mais alto que toda a zaga adversária e fez 2 a 0, aos 32. Para aumentar o drama, Pepe deu um tapa no rosto de Müller e em seguida uma cabeçada no alemão. O árbitro puxou o cartão vermelho e expulsou o luso-brasileiro. Para aumentar a tragédia portuguesa, Müller fez o terceiro, aos 44.

Alemanha controla o jogo e faz o quarto 

Na etapa final, a Alemanha com 3 a 0 no placar e ainda um jogador a mais, não tinha o que se preocupar e só precisava fazer o que vinha executando: trocar passes e esperar o momento ideal para finalizar. E foi exatamente o que aconteceu. 

Portugal tentava, mas não tinha um time em campo, os jogadores estavam completamente desorganizados e não conseguiam fazer boas tramas ofensivas. Cristiano Ronaldo tentou alguns lances em cobranças de falta, mas somente em uma exigiu uma boa defesa de Neuer. 


Os alemães foram controlando o duelo e aos 78, após uma sequência de falhas da defesa portuguesa - a última do goleiro Rui Patrício -, que largou a bola nos pés de Müller. O alemão só teve o trabalho de fazer o quarto gol e fechar a festa com chave de ouro. 
Na segunda rodada do Grupo G, a Alemanha enfrenta Gana, no Castelão, em Fortaleza, sábado (21), às 16h. Já Portugal tenta se reabilitar contra os Estados Unidos, no domingo (22), na Arena Amazônia, em Manaus, às 19h.