segunda-feira, 16 de junho de 2014

Estados Unidos batem a seleção de Gana, e acabam com fantasma das duas últimas Copas

Pelo mesmo Grupo G de Alemanha e Portugal, Estados Unidos e Gana duelaram na noite desta segunda-feira (16) na Arenas das Dunas, em Natal. Nas duas últimas Copas (2006 e 2010), as seleções se enfrentaram e nos dois jogos os ganeses saíram vitoriosos. Porém, nesse Mundial do Brasil, os estadunidenses quebraram esse tabu e conquistaram uma importante vitória na estreia por 2-1.

O triunfo foi construído com o gol antes do primeiro minuto com Dempsey. André Awey empatou para os africanos e minutos depois Brooks garantiu os três pontos para os norte-americanos. 

Gol relâmpago e Gana sem pontaria 

Foram necessários 39 segundos para os Estados Unidos abrir o placar com Dempsey, que entrou na área pelo lado esquerdo e bateu sem chances para o arqueiro Kwarasey. O gol relâmpago deu a sensação que o jogo seria agitado e com bastantes gols. Entretanto, não foi isso que se viu. 

Na primeira etapa os Estados Unidos marcaram muito e quando tinham a bola jogavam com muita objetividade, visando chegar o mais rápido possível no gol adversário. Já a seleção de Gana tinha o tempo bem maior de posse de bola, mas encontrava uma enorme dificuldade para penetrar na defesa dos americanos. A maneira encontrada era arriscar finalizações, que não estavam assustando o goleiro Tim Howard. 

O centroavante Altidore, que teve uma boa oportunidade de marcar o segundo gol dos Estados Unidos, acabou deixando o jogo com uma lesão na coxa. Próximo do fim do primeiro tempo, Gana foi aumentando a pressão. 

Gana empata, porém se descuida e sofreu a derrota

Para o segundo tempo, o jogo mudo bastante. Os Estados Unidos que estavam executando bem a sua tática de marcar e sair forte no contra-ataque, perdeu a organização e o cansaço começou a pesar. As forças eram apenas para se defender e tentar evitar o empate. 

Enquanto isso, Gana ia aos poucos fechando o cerco, aumentando a pressão e arriscando finalizações, que nem sempre ganhavam o caminho do gol. Boateng e Essien, que começaram no banco de reservas, entraram no jogo e agregaram qualidade ao time. Aos 82 minutos, após assistência de Gyan, André Awey empatou o cotejo na Arena Pantanal. 

Naquele momento, parecia ser questão de tempo para a seleção de Gana virar o placar, devido ao desgaste dos americanos. Mas eis que depois de ter permitido um escanteio desnecessário para os Estados Unidos, Brooks subiu e marcou de cabeça o gol dá vitória norte-americana. 
Na segunda rodada do Grupo G, a seleção de Gana pega a poderosa Alemanha, no Castelão, em Fortaleza, sábado (21), às 16h. Já os Estados Unidos têm um confronto importante com Portugal, no domingo (22), na Arena Amazônia, em Manaus, às 19h.