quinta-feira, 19 de junho de 2014

Japão controla o jogo durante os 90 minutos, mas para na defesa da Grécia

Finalizando mais um dia da Copa do Mundo, na noite desta quinta-feira (19), na Arena das Dunas, em Natal, o Japão enfrentou a Grécia no Grupo C da Copa do Mundo. Ambas as seleções viam de derrota no primeiro jogo, então a vitória era essencial para se manter vivo na competição. Os japoneses estiveram mais perto de vencer, porém esbarraram em um sólido sistema defensivo grego e o 0-0 prevaleceu. 

Japão e Grécia somaram os primeiros pontos no torneio e estão em terceiro e quarto lugar respectivamente. Com o resultado desse jogo, os colombianos já garantiram a vaga na próxima fase. A Costa do Marfim tem três pontos e junto com os gregos e japoneses disputam essa segunda vaga no Grupo. 

Japão dominante e Grécia com um jogador a menos


Assim que a bola rolou na Arena das Dunas o jogo se desenhou para o que de fato iria acontecer nos 90 minutos: Japão dominando e a Grécia se defendendo e jogando por uma bola. O time grego - que foi campeão europeu dessa maneira - não abriu mão de sua tática de jogar, mesmo precisando da vitória. 

Já os japoneses fizeram um ótimo primeiro tempo, com muito toque de bola, com Honda e Konno trabalhando bem no setor de meio de campo. A dificuldade que os asiáticos tinham era na hora de finalizar, já que dentro da área encontravam uma muralha branca. 

A Grécia nos 25 metros finais do campo fechava a marcação e impedia jogadas pela zona central e nas laterais, quando acontecia algum cruzamento, a zaga grega afastava. Ainda na primeira etapa, o experiente Katsuranis fez uma falta dura e como tinha cartão amarelo, levou o segundo e o vermelho, deixando a seleção europeia com um jogador a menos. 

Japão chega muito perto da vitória

Na etapa complementar, os japoneses aumentaram a pressão, e principalmente pelo adversário ter um jogador a menos. As jogadas em velocidade pelas laterais se intensificaram e as oportunidades para marcar o gol apareceram. A mais clara foi com Okubo, que na hora de finalizar isolou a bola. 

Quando Kagawa, camisa 10 japonês foi a campo, a qualidade aumentou na criação do time. Além de jogadas pelos flancos, chutes de longa distância também foram tentados. Porém, quando a zaga grega não cortava, o arqueiro Karnezis conseguia praticar boas defesas. 

Em outros momentos, o atacante Okazaki teve lances agudos, em que teve a oportunidade para marcar, mas não aproveitou. Faltou ao Japão um atacante de ofício, forte e técnico, capaz de brigar e incomodar a defesa grega. A Grécia a partir do momento que perdeu Katsuranis, ficou satisfeita com o empate. Ainda tentava algo em jogadas de escanteio, e Samaras de cabeça teve a melhor oportunidade para chegar ao gol. Mas, a tônica foi se defender e garantir o empate.
Na terceira rodada do Grupo C, o Japão enfrenta a já classificada Colômbia na Arena Pantanal, em Cuiabá. Enquanto a Grécia duela com a Costa do Marfim no Castelão, em Fortaleza. Os dois jogo acontecem na quinta-feira (24), às 17h.