sexta-feira, 20 de junho de 2014

Enner Valência marca duas vezes e Equador vence Honduras de virada na Arena da Baixada

Nesta noite de sexta-feira (20), encerrando mais um dia do Mundial, Equador e Honduras se enfrentaram na Arena da Baixada, em Curitiba, pelo Grupo E. Os hondurenhos saíram na frente, mas o atacante e artilheiro equatoriano Enner Valência marcou duas vezes e garantiu a primeira vitória de seu país na atua edição do Mundial. 

Com o triunfo obtido, o Equador assumiu a vice-liderança do Grupo, com três pontos. O mesmo número que a Suíça, porém com um saldo de gols superior. Já Honduras apesar de duas derrotas em dois jogos, não está eliminada, mas precisará de um série de combinações para avançar de fase. 

Jogo corrido e um gol para cada lado

O duelo na Arena da Baixada reservava um confronto de duas equipes sem muita qualidade técnica. No qual as principais características eram a força física e a correria, mas os equatorianos têm jogadores com maior possibilidade de decidir um jogo. 

A seleção de Honduras, assim como no último domingo, contra a França, abusou das faltas violentas e o excesso de força nas jogadas. Além disso, não tinha muito poder de criação e as jogadas eram sempre lançamentos direto da defesa para o ataque. Em um lance assim, Caro abriu o placar para os hondurenhos, aos 31 minutos, num chute de fora da área. 

Não deu muito tempo para o torcedor de Honduras comemorar, pois quatro minutos depois, Enner Valência mostrou ótimo posicionamento dentro da área para empatar o confronto e tacar fogo na partida. 

Correria e vitória equatoriana 

Para a etapa complementar, o confronto seguiu com uma qualidade técnica baixa, porém muito corrido e até certo ponto bastante emocionante. A seleção de Honduras esbarrava na falta de um meia-armador e seguia buscando o ataque em ligação direta ou bolas paradas. 

Já o Equador tinha as opções com Antonio Valência pelas alas, além de Ayovi e Caicedo, além é claro da presença forte na área de Enner Valência. Ou seja, as tramas ofensivas dos equatorianos eram melhores, mas não fugiam da tradicional correria. 

Aos 65 de jogo, Enner Valência fez o gol da virada do Equador e se juntou aos artilheiros do Copa do Mundo com três gols marcados. Até o momento, o camisa 13 é o autor de todos os gols da seleção equatoriana no Mundial. Honduras esboçou uma reação na reta final do jogo, porém permitiu contragolpes e quase sofreu o terceiro. 
Na última rodada do Grupo E, o Equador enfrenta a França, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Já Honduras tentará um milagre contra a Suíça, na Arena Amazônia, em Manaus. Os dois jogos acontecem na próxima quarta-feira (25), às 17h.