Abrindo mais um dia de Copa do Mundo, a Argentina jogou com o Irã, no início de tarde deste sábado (21), no Mineirão, em Belo Horizonte, pelo Grupo F. Assim como vem se tornando rotina nesse Mundial, mais um jogo surpreendente, em que a vitória dos hermanos saiu somente nos acréscimos, com Messi fazendo 1-0. Apesar disso, o grande destaque da seleção foi o goleiro Romero. Os iranianos ainda reclamaram de um pênalti.
Com mais um resultado positivo, os argentinos chegaram aos seis pontos e garantiram a vaga nas Oitavas de final. Já o Irã ainda sonha com a segunda posição e a inédita passagem para segunda fase.
Irã defendendo e a Argentina sem criatividade
Assim como aconteceu na estreia contra a Nigéria, a seleção iraniana ficou completamente na defesa, marcando sempre atrás da linha da bola. Apesar de começar o jogo com três atacantes, Messi, Higuaín e Agüero, os argentinos não conseguiam criar absolutamente nada.
As jogadas eram sempre centralizadas, os homens de meio de campo insistiam em bolas longas e facilmente eram dominados pela defesa adversária. Faltava passes curtos, tabelas e mais jogadas individuais, principalmente de jogadores como Messi e Dí Maria.
Os momentos mais agudos dos argentinos saíram em bolas alçadas na área, com o defensor Rojo tentando algo de cabeça. Já o Irã pouquíssimo se aventurou no campo de ataque, a tática imposta pelo treinador português Carlos Quiroz era de se defender.
Jogo muda e Messi salva no fim
Para o segundo tempo, a seleção iriana voltou de outra forma, atacando a Argentina. O que de fato, surpreendeu, porque a tendência era os argentinos voltarem mais organizados e pressionando. Porém, quem passou a ter as oportunidades mais claras foi o Irã.
O arqueiro Romero, da Argentina, salvou pelo menos duas vezes um gol iraniano. Sempre em jogadas aéreos com Reza e Dejagah. Os argentinos estavam perdidos dentro de campo, apesar do espaço maior para atacar, os principais jogadores não estavam demonstrando um futebol de primeira linha.
A partida foi ganhando em emoção e ficando corrido. Em um lance ofensivo do Irã, Zabaleta entrou de forma imprudente em Dejagh, cometendo pênalti, mas o árbitro mandou o jogo seguir. Os iranianos tiveram com Ghoochannejhad já na reta final a grande oportunidade, mas Romero novamente salvou. Com isso, nos acréscimos, Messi de forma espetacular driblou e chutou de fora da área, sem chances para o goleiro e garantindo a vitória para a Argentina.
Na terceira rodada do Grupo F, a Argentina duela com a Nigéria, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Já o Irã enfrenta a Bósnia e Herzegovina, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Ambos os duelos acontecem na próxima quarta-feira (25), 13h.