quarta-feira, 11 de junho de 2014

Croácia: meio de campo caro, time sólido e que 'gosta' de complicar as estreias do Brasil

Atual seleção da Croácia
Nesta quinta-feira (12), começa a Copa do Mundo para o Brasil e para o seu adversário, a Croácia. A seleção europeia parece não está se incomodando com a pressão de enfrentar os donos da casa logo e esperam surpreender. 

Confira um raio-x rival do Seleção no Mundial
Meio de campo caro

O setor de meio de campo croata é um dos mais caros do torneio. Nos valores das últimas negociações, Modric foi para o Real Madrid por 30 milhões de euros, Kovacic para Internazionale por 11 milhões de euros e Rakitic que está indo para o Barcelona por cerca de 20 milhões de euros. Ou seja, um total de 61 milhões de euros. 

Comparado com o trio de campo do Brasil, o valor é menor, já que Luiz Gustavo (Wolfsburg), Paulinho (Tottenham) e Oscar (Chelsea) custaram 68  milhões de euros juntando as três transferências. Porém, as equipes em que os croatas jogam têm mais visibilidade no cenário internacional em comparação a que os brasileiros defendem, com exceção ao Chelsea, de Oscar.

Por onde a Croácia faz e toma os gols

Na estreia contra o Brasil, a Croácia não terá no comando de ataque Mandzukic, que atuou nas 12 partidas pelas eliminatórias e é o grande artilheiro do time. Em seu lugar, provavelmente jogará Jelavic. 

Nas eliminatórias, foram 14 gols em 12 jogos, e existe uma grande variação para chegar ao gol. A equipe explora bastante os lados do campo, como também a parte central. No lado esquerdo com Olic, foram cinco gols, ou 36%, sendo quatro oriundos de bola parada. Na direita com Perisic, os números foram iguais, porém somente um de bola parada. Pelo meio de campo, surgiram 28% dos gols (4), todos de lançamentos de Modric ou Rakitic. Apenas uma vez, o tento surgiu de uma roubada de bola no campo de ataque.

Na defesa, apesar de ter sofrido apenas nove gols nas eliminatórias, a chance do Brasil pode ser a zona central da zaga, porque Vida e Corluka têm dificuldades para cortar lançamentos naquela região. Com isso, 55% dos gols levados pela Croácia saíram por ali. 
Origem dos gols sofridos e feitos da Croácia (arte: PVC/ESPN)
Adversário indigesto

Confronto em 1930
A Croácia não é o adversário mais simpático para o Brasil em estreias de Copa do Mundo. Em 1930, ainda como Iugoslávia - país que Croácia fazia parte -, veio a primeira derrota do Brasil por 2 a 1, no primeiro jogo disputado em mundiais. 

Já em 1974, ainda como Iugoslávia, o resultado de 0 a 0 prevaleceu na Copa da Alemanha. Porém, em 2006, novamente em solo alemão, a Seleção Brasileira venceu por 1 a 0, gol de Kaká. 

O retrospecto em geral do Brasil, já que vence em estreias desde a Copa de 1978, na Argentina, quando derrotou a extinta União Soviética por 2 a 1. Ao longo da história são 14 vitórias, três empates e duas derrotas.