Fechando a noite de terça-feira (17) da Copa do Mundo, Rússia e Coreia do Sul fizeram o jogo que encerrou a primeira rodada do Mundial. O confronto foi válido pelo Grupo H, e os russos, que tinham um certo favoritismo, viram uma falha inacreditável de seu goleiro. Porém, a seleção se recuperou e conseguiu o empate em 1-1, na Arena Pantanal, em Cuiabá.
O gols da partida foram marcados por Lee, para os coreanos, e Kerzhakov, para os russos. Ambos marcados no segundo tempo da partida.
Coreia cria, mas não teve pontaria
O primeiro tempo na Arena Pantanal foi marcado pelo equilíbrio. As duas seleções começaram o confronto sentindo o peso da estreia e isso tornou o jogo travado. Dentro de campo, eram duas escolas de futebol diferente: os russos priorizando mais o esquema tática e a força física, enquanto os coreanos a velocidade e o passe.
A Coreia do Sul ao longo dos 45 minutos iniciais teve mais objetividade com a bola nos pés. Conseguiu algumas boas jogadas individuais no ataque e até mesmo finalizava, mas somente uma de Son deu trabalho ao goleiro Akinfeev. No restante, os chutes foram todos sem pontaria.
A Rússia demorou para aparecer com perigo no ataque. As tramas ofensivas não tinham sequência e acabavam dando em nada. Em uma cobrança de falta, já próximo ao intervalo, os russos assustaram pela primeira vez.
Falha de goleiro e empate russo
No segundo tempo o jogo ganhou mais em emoção. Entretanto, a volta dos vestiários foi parecida com o término da primeira etapa, ainda em um ritmo travado. Os coreanos como antes, tinham mais objetividade e foram arriscando e tentando chegar ao gol.
Após um chute completamente despretensioso de Lee, o goleiro Akinfeev - ídolo no futebol russo - cometeu uma falha gravíssima, que permitiu o gol da Coreia do Sul, aos 68 minutos. O arqueiro ficou completamente abatido e visivelmente abalado psicologicamente.
Por sorte de Akinfeev, o goleiro sul-coreano Jung, bateu-roupa e Kerzhakov aproveitou o rebote para igualar o placar em 1-1, aos 74. O cansaço começou a pesar nas duas equipes e na reta final, o empate parecia bom para ambas as seleções.
Na segunda rodada do Grupo H, a Rússia enfrenta a Bélgica, 13h, domingo (22), no Maracanã, no Rio de Janeiro. Enquanto a Coreia do Sul, no mesmo dia, mas às 16h, pega a Argélia, no Beira-Rio, em Porto Alegre.