terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

GUIA DA COPA LIBERTADORES - (Grupo 5).

O Grupo 5 da Copa Libertadores conta com o atual campeão do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro. Que ao lado da Universidad de Chile são as forças do Grupo. Mas, Real Garcilaso e Defensor não são de se desprezar, principalmente pelas boas campanhas e resultado surpreendentes conquistados por ambos. Confira o resumo de cada equipe!


CRUZEIRO ESPORTE CLUBE

Fundação: 1921
Cidade: Belo Horizonte (Brasil)
Estádio: Mineirão ( 57.483 torcedores )
Títulos Nacionais: 3 títulos
Melhor Retrospecto na Libertadores: Campeão (1976 e 1997)
Técnico: Marcelo Oliveira.
Desempenho na Libertadores 2013: Não jogou.
Total de participação em Libertadores: 13

Time base: Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Samúdio; Lucas Silva, Nilton, Ricardo Goulart e Éverto Ribeiro; Borges e Dagoberto. (4-4-2)

Projeção: Atual campeão brasileiro, o Cruzeiro tem o foco de conquistar o tricampeonato continental, principalmente após ver o seu arquirrival vencer a Copa Libertadores de 2013. De 2008 a 2011 - último ano em que a Raposa disputou o torneio -, nesse período de 4 edições participando seguidamente da competição, o melhor resultado foi um vice-campeonato em 2009, para o Estudiantes (Argentina).

Em 2013, os mineiros venceram o Brasileirão com sobras, e o planejamento segue sendo bem traçado, pois a equipe não perdeu nenhum grande valor e ainda por cima, trouxe outros, como o lateral Samúdio, o meio-campista Marlone e o atacante Marcelo Moreno. Mas sem dúvida, a grande esperança de Marcelo Oliveira e o torcedor celeste, é em cima de Éverton Ribeiro. Ele é o principal condutor desse time, e responsável pela dinâmica e velocidade das jogadas.

O grande maestro do Cruzeiro no título brasileiro e pretende repetir na Libertadores
No Grupo 6, o Cruzeiro é com clareza o principal favorito e candidato a realizar a melhor campanha. Mas, será preciso ficar a alertar com os componentes do Chave, que são inferiores tecnicamente, porém podem facilmente complicar um jogo. Como o caso do Defensor (Uruguai) Real Garcilaso (Peru), que chegou longe na última Libertadores, e a Universidad Chile, que com certeza será o adversário mais complicado.

DEFENSOR SPORTING CLUB

Fundação: 1913
Cidade: Montevideo (Uruguai)
Estádio: Luis Franzini ( 9.357 torcedores )
Títulos Nacionais: 4 títulos:
Melhor Retrospecto na Libertadores: Quartas de final (2007 e 2009)
Técnico: Fernando Curutchet
Desempenho na Libertadores 2013: Pré-Libertadores
Total de participação em Libertadores: 11

Time base: M. Campaña; M. Risso, R. Arias, M. Malvino e L. Morales; N. Oliveira, Felipe Conceição, G. De Arrascaeta, F. Gino e M. Arambarri; I. Risso. (4-5-1)

Projeção: Na última edição da Copa Libertadores, o Defensor não passou da primeira fase, chamada de Pré-Libertadores, o que foi ruim para o time, que na década passada, alcançou grandes feitos no torneio, como por exemplo: eliminar o Flamengo (2007) e conseguiu uma vitória histórica, eliminando o Boca Juniors dentro da La Bombonera (2009). Ambos os jogos foram válidos pelas oitavas de final, dos respectivos anos.

O Defensor fica somente atrás de Peñarol e Nacional nos desempenhos em Libertadores, representando o Uruguai. Nesse ano (2014), a expectativa é voltar a desbancar os grandes da América, mesmo com um time bem novo, com média de idade de 22,9 anos. Entretanto, o principal líder dessa equipe tem 30 anos, é o Nicolás Oliveira, que é meio-campista e tem forte chegada no ataque. Ao lado dele, é bom ficar de olho no jovem brasileiro Felipe Conceição, que tem também uma boa aparição ofensiva.

O experiente Nicolás Oliveira é um dos líderes do jovem elenco do Defensor
Pensando em avançar de chave, o objetivo do Defensor certamente é postular a segunda posição, pelo simples fato da inferioridade diante do Cruzeiro. O que é claro, não impede de o clube aprontar, pois já mostrou ao longos de outras edições, que dentro de casa sabe se comportar muito bem. E pode ser essa a chave, principalmente contra Universidad Chile e Real Garcilaso (Peru), e com a forma retraída de jogar fora de casa, tem tudo para voltar com pontos na bagagem.

ASOCIACIÓN CIVIL REAL ATLÉTICO GARCILASO

Fundação: 2009
Cidade: Cuzco (Peru)
Estádio: Inca Garcilaso De La Vega ( 42.000 torcedores )
Títulos Nacionais: Não possuí.
Melhor Retrospecto na Libertadores: Quartas de final (2013)
Técnico: Fredy Garcia.
Desempenho na Libertadores 2013: Quartas de final.
Total de participação em Libertadores: 1

Time base: D. Carranza; J. Herrera, R. Bogado, L. Guadalupe e I. Santillán; C. Ortiz, E. Retamoso, F. Ramos e I. Camarino; V. Ferreira e M. Montes. (4-4-2)

Projeção: Novo e ao mesmo tempo corajoso, esse é o Real Garcilaso, fundando em 2009. Em sua primeira participação na Copa Libertadores, em 2013, chegou as Quartas de final, passando por grandes times, como o Nacional (Uruguai) nas Oitavas e parou no Santa Fé (Colômbia). Pois pareceu ter faltado gás, mesmo assim, foi um ótimo desempenho para um clube recém formado.

Para a Libertadores de 2014, o sonho dos peruanos é de chegar mais longe ainda, e para isso, o Garcilaso contará com os gols da dupla de ataque Victor Ferreira e Maurício Montes, que juntos, fizeram 26 gols no último Campeonato Peruano, sendo 13 para cada. Ainda sobre o torneio nacional, o que também ficou de destaque dos vice-campeões foi o sistema defensivo, que foi vazado apenas 20 vezes, em 30 partidas. Um número muito bom.

Victor Ferreira é uns dos principais artilheiros do Garcilaso
O 'feijão com arroz' para avançar na Chave de Grupos da Libertadores é vencer dentro de casa, mas em 2013, o Real Garcilaso conseguiu bons resultados obtidos fora. Das três vitórias, duas foram como visitante. E nesse Grupo 5, tem tudo para repetir o feito, mas esse ano, os adversários são mais qualificados, como o Cruzeiro, La 'U' (Chile) e o Defensor (Uruguai). Vencer como mandante, será crucial para ao menos, brigar pela segunda posição.

CLUB PROFISSIONAL DE FÚTBOL UNIVERSIDAD DE CHILE

Fundação: 1927
Cidade: Santiago (Chile)
Estádio: Nacional de Santiago ( 65.127 torcedores )
Títulos Nacionais: 16 títulos
Melhor Retrospecto na Libertadores: Semifinal (1970, 1996, 2010 e 2012)
Técnico: C. Romero
Desempenho na Libertadores 2013: Fase de Grupos
Total de participação em Libertadores: 16

Time base: Marín; Rojas, Caruzzo e Gonzáles; Cereceda, Martínez, R. Rojas e Castro; Mora Fernández e Rúbio. (4-3-3)

Projeção: Em 2013, o desempenho da La 'U' foi bem fraco, parou na fase de Grupos e pelo que vem demonstrando nos últimos anos, a expectativa era que fosse mais longe. O clube nunca chegou a um final de Copa Libertadores são quatro semifinais, sendo a última em 2012, no qual caiu para o Boca Juniors. 

Nessa atua edição, a Universidad de Chile chega a fase de grupos após passar pelo Guarani (Paraguai) com duas vitórias. É uma equipe muito técnica com o seu principal jogador, o uruguaio Mora, mas no ataque ainda tem Fernández e Rúbio, peças importantíssima. O grande problema do time, que já vem de anos é o frágil sistema defensivo, no qual corre sempre muitos riscos durante a partida. 


Uruguaio Mora é um dos ótimos nomes da La 'U'
No Grupo 5, o La 'U' desponta com uma das principais forças ao lado do Cruzeiro. Contra Real Garcilaso e Defensor, os chilenos são bem superiores tecnicamente, mas com propostas de jogo bem defensiva, podem complicar a vida da Universidad de Chile. Tendo que colocar a prova o poder de criatividade da equipe.

Confira os jogos do grupo 5: