terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

GUIA DA COPA LIBERTADORES - (Grupo 2).

O Grupo 2 da Copa Libertadores aponta Botafogo e San Lorenzo como as principais forças e o Unión Española correndo por fora. Já o Independiente Del Valle é estreante na competição, porém pode vir a surpreender. Brasileiros e argentinos estão um passo a frente aos rivais pelas duas vaga na próxima fase. Confira o resumo de cada equipe!


CSD INDEPENDIENTE DEL VALLE.

Fundação: 1958
Cidade: Sangolquí (Equador)
Estádio: General Rumiñahui ( 8.000 torcedores )
Títulos Nacionais: Não possui.
Melhor Retrospecto na Libertadores: Estreante.
Técnico: Pablo Repetto
Desempenho na Libertadores 2013: Não jogou.
Total de participação em Libertadores: Estreante.

Time base: L. Azcona; J. Píriz, M. Pineida, A. Caicedo e F. Léon; H. León, A. Solís, F. Guerrero, J. Gonzáles e Orejuéla; D. Angulo. (4-3-2-1)

Projeção: É a primeira participação do Independiente Del Valle na Copa Libertadores da América, para um clube que vem ganhando projeção nacional há pouco tempo. Então, é um ótimo feito. Apesar de ter sido fundado em 1958, apenas em 2010 estreou na divisão de elite do futebol equatoriano, terminando com um honroso sexto lugar.

Em sua estreia no principal torneio das Américas, o Independiente terá um time base relativamente novo, média de idade de 23 anos. E o principal destaque fica por conta do meio-campista Junior Sornoza, que ao longo do último torneio marcou 19 gols, mesmo não sendo atacante. E o outro nome importante desse time é o atacante D. Angulo, autor de 10 tentos. Entretanto, apesar de deixar sua marca nas redes adversária, Angulo costuma ser indisciplinado nas questões de cartão, foram 18 ao total na última edição do Campeonato Equatoriano, sendo 16 amarelos e 2 vermelhos.

Junior Sornoza jovem e principal destaque do Independiente Del Valle.

Não é um grupo fácil para o Del Valle pensar em passar de fase, que contará com o San Lorenzo (Argentina) e Botafogo como as principais forças da chave. Além do Unión Española (Chile), que possui a qualidade do futebol chileno. Mas, em Libertadores tudo é possível, e o técnico uruguaio Pablo Repetto, de 39 anos, buscará uma solução para não fazer feio na competição.

CLUB ATLÉTICO SAN LORENZO DE ALMAGRO

Fundação: 1908
Cidade: Buenos Aires (Argentina)
Estádio: Nuevo Gasometro ( 43.494 torcedores )
Títulos Nacionais: 15 títulos:
Melhor Retrospecto na Libertadores: Semifinal (1973 e 1988)
Técnico: Edgardo Bauza.
Desempenho na Libertadores 2013: Não jogou.
Total de participação em Libertadores: 11

Time base: S. Torrico; J. Buffarini, P. Alvarado, S. Gentilette e W. Kannemann; L. Romangnoli, E. Kalisnki, J. Mercier e I. Piatti; Á. Correa e H. Villalba. (4-4-2)

Projeção: O tradicional San Lorenzo - clube no qual o Papa Franscico se declarou torcedor -, tentará nesse edição da Copa Libertadores conquistar pela primeira vez o torneio. A tarefa não será fácil, mas entram com o posto de atual campeão argentino e não disputavam a competição desde 2009, onde se quer passaram da primeira fase, terminando em último lugar na chave. Nessa temporada, o time tem capacidade para ir mais longe.

Os jovens talentos do San Lorenzo vem sendo peça fundamental nesse ressurgimento do clube no cenário nacional e internacional, tendo em vista, que quase foram rebaixados no Campeonato Argentino em um passado não tão distante. O grande nome que se destaca nesse time é o de Ignacio Piatti, meio de campo, que marcou 8 gols no Torneio Inicial, e ainda deu 4 assistência. Ou seja, 41% dos gols passaram pelos pés dele. Além disso, é bom ficar de olho na dupla de ataque Héctor Villalba (19 anos) e Ángel Correa (18 anos).
Ignacio Piatti meio capista, responsável por 41% gols do San Lorenzo.
O técnico Edgardo Bauza gosta de atuar no 4-4-2, variando para 4-2-3-1, sempre de forma bem compacta. Então deverá ser a tona para atuar fora de casa. O principal rival pela primeira posição do Grupo deverá ser o Botafogo, mas também é possível encontrar dificuldade contra Independiente (Equador) e principalmente o Union Española (Chile). Dentro do Neuvo Gasometro o San Lorenzo tem tudo para reeditar os bons momentos em que viveu na Libertadores, fazendo o adversário sentir toda a pressão de sua torcida.

UNIÓN ESPAÑOLA S.A.D.P

Fundação: 1897
Cidade: Santiago (Chile)
Estádio: Santa Laura ( 22.500 torcedores )
Títulos Nacionais: 7 títulos:
Melhor Retrospecto na Libertadores: Vice-campeão (1975)
Técnico: José Sierra.
Desempenho na Libertadores 2013: Não jogou.
Total de participação em Libertadores: 10

Time base: D. Sanchez; J. Ampuero, D. Currimilla, N. Berardo e M. Navarrete; G. Villagra, D. Scotti, M. Campos e L. Faravelli; S. Jaime e P. Vidal.

Projeção: Na última participação na Copa Libertadores - 2012 -, o Unión Española fez um bom papel, mas acabou parando nas oitavas de final, para o Boca Juniors. Contudo, o grande momento de glória ocorreu mesmo em 1975, quando chegaram na final do torneio, com o melhor ataque - 26 gols -, entretanto acabaram amargando o vice-campeonato, para o Indenpendiente (Argentina).

Repetir o feito de 39 anos atrás é complicado, entretanto buscam uma campanha satisfatória e o responsável por fazer os gols do Unión, é o argentino Sebástian Jaime, autor de 7 gols na última edição do Campeonato Chinelo. O treinador José Sierra gosta de jogar no 4-4-2, e tem um meio de campo marcador, bem experiente, que conta com Villagra (32 anos) e Scotti (36 anos). Então, experiência não faltará.
Sebastián Jaime e líder no ataque do Unión Española.
Em 2012, na fase de grupos, o Unión não perdeu nenhuma partida dentro de casa, e isso, acabou sendo um trunfo para avançar até as oitavas de final. Nessa edição, será preciso o mesmo, principalmente, por ter uma desvantagem técnica perante ao San Lorenzo (Argentina) e ao Botafogo. Vencer em casa então, passa a ser obrigação. Já o duelo contra o Independiente Del Valle (Equador) pode ser uma ótima oportunidade para se conquistar seis pontos.

BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS

Fundação: 1904
Cidade: Rio de Janeiro (Brasil)
Estádio: Maracanã ( 78.838 torcedores )
Títulos Nacionais: 2 títulos
Melhor Retrospecto na Libertadores: Semifinal (1963)
Técnico: Eduardo Hungaro
Desempenho na Libertadores 2013: Não jogou
Total de participação em Libertadores: 3

Time base: Jefferson; Edílson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Lodeiro, Gabriel, Marcelo Mattos e Jorge Wagner; Wallyson e Ferreyra. (4-4-2)

Projeção: Após 18 anos, o Botafogo está de volta a uma disputa do Copa Libertadores, e apesar de ter participado apenas três vezes do torneio, tem alguns resultados satisfatório, como a semifinal de 1963, onde perdeu para o Santos de Pelé, que viria se sagrar campeão na ocasião. Em 1973, chegou no quadrangular que levaria a final, mas acabou ficando em último num Grupo que tinha Colo Colo (Chile) e Cerro Porteño (Paraguai).

Em 2014, a esperança do torcedor alvinegro é que o time desempenhe um bom papel, assim como na vitória sobre o Deportivo Quito (Equador), na primeira fase, onde o atacante Wallyson brilhou com três gols na goleada por 4 a 0. Ele foi artilheiro da Libertadores em 2011, com a camisa do Cruzeiro e pretende repetir o feito. Ao lado dele terá Ferreyra, que foi vice-campeão com o Olímpia (Paraguai) na última edição. No meio de campo, o técnico Hungaro poderá ainda contar com o experiente Jorge Wagner e o uruguaio Lodeiro. Além do talento de Jefferson no gol.
Com três gols na partida contra o Deportivo Quito, Wallyson já caiu nas graças da torcida
O Grupo para o Glorioso não é complicado, o adversário mais indigesto é o San Lorenzo (Argentina), onde por sinal, deverão brigar pela liderança da Chave. Porém, o Unión Española pode surpreender, já o Del Valle não deverá ser uma pedra no sapato dos botafoguense, mas é necessário jogar com cautela fora de casa. No Maraca se rolar a mesma atmosfera que aconteceu na primeira fase, tem tudo para ganhar os nove pontos.

Confira os jogos do Grupo 2: