Na relargada da Bundesliga - que para durante um mês por causa do rigoroso inverno na Alemanha -, o Bayern de Munique venceu o Borussia Mönchengladbach, fora de casa, pelo placar de 2-0. Mostrando novamente, uma superioridade incrível dentro da competição. Esse confronto foi válido pela 18ª rodada. Agora, os bávaros chegaram aos 47 pontos, na liderança do torneio, enquanto o M'gladbach ocupa a terceira posição, com 33.
A forma de jogar do Bayern é impressionante, lembra muito o Barcelona dos seus tempos de auge, com Guardiola. O treinador espanhol implementou de vez a sua ideologia de ter o controle total da posse de bola, mesmo atuando na casa do adversário.
Mesmo sem nomes importantes na frente, como Ribery - machucado - e Robben no banco de reservas, o time era impressionante ainda assim, com Götze mais centralizado, Shaqiri aberto na esquerda e Müller na direita. O esquema tático era o 4-1-4-1, com Lahm sendo o condutor do meio de campo, aquele jogador que qualifica a saída de bola. Ao melhor estilo Xavi.
Não demorou muito, para os Bávaros chegarem a abertura do placar, com Götze recebendo assistência de Müller e desviando a bola para o gol. Minutos antes, ele já tinha perdido uma grande oportunidade.
O Borussia não conseguia sair para o ataque, apesar de tentar em diversos momentos adiantar a marcação, não ficava muito tempo com a bola nos pés. Por outro lado, o Bayern tinha total controle, e quando os espaços não apareciam, os jogadores ficavam trocando passes esperando o momento ideal.
Já no fim do primeiro tempo, Arango criou a melhor oportunidade para os mandantes, mas o goleiro Neuer fez uma importante defesa.
Na etapa final, logo aos 7 minutos, Müller de pênalti fez 2 a 0, acabando com qualquer possibilidade de reação do Mönchengladbach. Os donos da casa até tentavam, porém seguiam sem tramar bons lances. Nem mesmo o brasileiro Raffael e Kruse conseguiram incomodar a defesa liderada por Dante.
Bastou ao Pep, dar rodagem para Pizzaro - que teve uma excelente chance de aumentar - e Robben, que vem voltando de lesão. No restante, nada mais de perigoso ocorreu.
Comemoração após o gol de Müller, que fechou o placar. (Foto: uefa.com) |
Na 19ª rodada, o Bayern recebe na Allianz Arena o Eintracht Frankfurt. Já o Mönchengladbach visita o Hannover 96.