segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Mundial acabou de forma óbvia e surpreendente.

No último sábado (21), o Mundial de Clubes da FIFA chegou ao fim, com a decisão entre Bayern de Munique e o Raja Casablanca, em Marrakech, no Marrocos. O jogo terminou 2-0, para os alemães, que se sagraram tricampeão do mundo, e o torneio terminou de forma óbvia. Mas, a presença na finalíssima dos marroquinos foi uma verdadeira surpresa, e devido a um relaxamento natural dos bávaros, o Raja conseguiu mostrar um bom futebol e teve oportunidades de fazer ao menos, um golzinho na partida.

A cada 10 pessoas, 9 sabiam que o Bayern seria o campeão desse torneio. Não só por ter um poder econômico superior, mas pela fase extraordinária que esse clube vem vivendo nesse ano de 2013. A expectativa era que o Atlético Mineiro chegasse na final e fizesse ao menos, uma sombra, ou tentasse. Como os brasileiros não chegaram, o Raja tinha a dura missão de parar os melhores do mundo.

O Raja não conseguiu - é claro -, entretanto, deu jogo. Muitos estavam esperando um massacre do Bayern, algo que ficasse marcado para sempre, só que não foi bem assim. Logo de cara, os alemães fizeram o que o Atlético não conseguiu, que foi se impor como time favorito. Então, logo de início, o zagueiro Dante fez 1 a 0.

O domínio da posse de bola e controle do jogo ficava totalmente nas mãos dos bávaros. Porém, após sair o segundo gol com Thiago Alcântara, a equipe vendo sua superioridade acabou de forma natural, relaxando dentro de campo. Com isso, o Raja começou a usar a sua força, que são os passes em profundidade e em velocidade. As saídas erradas do Bayern também "ajudaram" aos marroquinos a criarem perigo. 

No primeiro tempo e no segundo, o Raja teve duas chances claríssimas de fazer o seu gol. Poderia ter empatado, mas acredito que se um gol marroquino acontecesse, o Bayern voltaria a pressionar e com elegância chegaria ao terceiro gol. No apito final do árbitro brasileiro, Sandro Meira Ricci, houve um vencedor - o Bayern - e dois campões. Pois esse "título" de vice-campeão, foi abraçado pelos jogadores e torcedores do Raja como algo precioso, pela superação para conquistar tal feito.


Parabéns ao Bayern de Munique. Parabéns ao Raja Casablanca.