sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Portland leva susto no fim, mas conquista vaga na final da Conferência com autoridade.

No confronto que fechou as semifinais de Conferência, o Portland Timbers passou com certa autoridade sobre o rival Seattle Sounders, após vencer por 2-1, fora de casa. Nesse jogo da volta, os "lenhadores" levaram um susto, porque estavam vencendo por 3-0, e se tivessem permitido a virada, a partida teria ido para a prorrogação. Mas, não foi preciso, o jogou terminou 3-2 e a equipe liderada por Valeri está na final do Oeste.

O Seattle tinha a necessidade de buscar pelo menos um gol, mas jogar contra o Portland fora de casa é difícil, pela pressão que a torcida exerce. E mesmo com a vantagem, os Timbers atacavam mais e buscavam liquidar o confronto. Uma atitude certa ao meu ver, porque não permitia que o adversário gostasse do jogo.

O meio de campo do Portalnd é liderado pelo argentino Diego Valeri, que tem uma técnica aprimorada e uma grande capacidade de colocar os companheiros em ótima posição de arremate. Outro jogador que vinha sendo importante era o Chara, que ajudava na recomposição da defesa e participava ativamente das jogadas ofensivas.

Sem ter muito o que fazer, os Sounders buscavam contra-atacar, mas seu principal jogador o Dempsey sofria uma marcação rígida, que o impedia de grandes jogadas. Então, nos 15 minutos finais do primeiro tempo, os Timbers chegaram a dois gols, com Jonhson e Valeri respectivamente. Se a vantagem já era boa, ficou melhor quando Danso logo com 2 minutos do segundo tempo, aumentou para 3 a 0, sendo que no placar agregado estava 4-1.

Por assegurarem uma boa vantagem, os donos da casa começaram a se poupar na partida. E logo, o treinador sacou Valeri do jogo, para poupa-lo para as finais. Fez certo, porque dentre os quatro classificados, os Timbers são os únicos que não jogaram uma prorrogação. Mas, foi por pouco, porque quando tudo parecia que estava decidido e os Sounders não tinham mais força, Yedlin achou um gol, após falha de marcação. Dois minutos depois, o mesmo Yedlin serviu o companheiro Eddie Jonhson que fez o segundo.

A partida ganhou muito em emoção e o Seattle conseguiu calar o estádio e por pouco, não chegou ao empate com Dempsey. Mas, o Portland após o baque, voltou para o jogo e Chara foi figura importantíssima para segurar a bola na frente e puxar os contragolpes, que gastaram o tempo e garantiram a franquia pela primeira vez em uma final de Conferência.


A decisão pela vaga na MLS Cup, ocorre contra o Real Salt Lake, já na próxima segunda-feira.