sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Cristiano Ronaldo marca, e coloca Portugal em vantagem contra a Suécia.

A partida de repescagem para a Copa do Mundo de 2014 que mais vem chamando atenção, é o confronto entre Portugal e Suécia, por se tratar de um duelo entre Cristiano Ronaldo e Ibrahimovic. O gajo do Real Madrid levou a melhor nessa primeira batalha e foi dele o gol dá vitória por 1-0, em Lisboa, a capital lusitana. Apesar de ser um resultado magro, é importante por causa do nivelamento entre as duas seleções.


A seleção portuguesa começou mostrando que era dono do território, e que iria para cima. Certamente, isso deu certo por mais ou menos 10 minutos. Pois, os suecos não se atreveram a avançar logo ao ataque e ficaram esperando em seu campo de defesa. O grande caminho encontrado para Portugal era com o João Moutinho, pela ponta direita. Mas, como disse, foi por pouco tempo.

Logo os suecos avançaram sua marcação, e os plebeus do Rei Ibrah, dominam muito bem o controle da posse de bola, além de ser um time bem montado taticamente. Ou seja, na base da organização, começaram a ditar o ritmo da partida. Mesmo com Portugal ficando na maior parte do tempo com a bola, entretanto, não havia produção ofensiva, porque os meio-campistas desapareceram do jogo.

Em algumas jogadas trabalhadas, a Suécia ofereceu riscos ao arqueiro Rui Patrício. Mas, na volta para o segundo tempo, Paulo Bento, treinador de Portugal parece ter mostrado os erros e alertado seus jogadores, que voltaram mais ligados. A posse de bola passou a ser agora, bem planejada e apareceram boas tramas ofensivas.

E a Suécia foi perdendo o espaço que tinha no ataque, e como não é uma seleção com jogadores de velocidade, longe disso, se viu acuada em seu território. E aos poucos, os portugueses pareciam mais perto do primeiro gol. Que veio, quando Cristiano Ronaldo surgiu como centroavante e cabeceou a pelota para rede. Antes disso, o gajo que vinha atuando pela esquerda, se deslocou para a direita e encontrou mais facilidade, ajudando aos Lusos na armação de jogadas. A Suécia, ainda conseguiu alguns lances excitantes na partida, mas acabaram sendo infelizes.

A torcida lusitana queria a decisão da vaga logo, ou pelo menos, uma vantagem mais confortável, e após o primeiro gol, os suecos sentiram o baque e dava para aumentar. Porém, esse 1 a 0 ainda sim é muito importante, porque alivia um pouco a pressão para o jogo de terça-feira, na Suécia.