A temporada da NFL começou no último dia 5, com Payton Manning atingindo marca histórica ( clique aqui ), mas nesse domingo e na segunda-feira, a primeira rodada teve o complemento dos seus jogos. Vou fazer aqui, uma síntese dos principais duelos, como o bom resultado dos Saints sobre os Falcons, a vitória apertada dos Patriots diante dos Bills, o jogão entre 49ers e Packers e o primeiro triunfo dos Cowboys contra os Giants, em casa. Isso tudo no domingo, já no Monday Night tivemos ainda a virada espetacular dos Texans em cima dos Chargers. Vale a pena conferir a análise de cada confronto desse!
Atlanta Falcons 17 @ 23 New Orleans Saints
Os dois principais candidatos ao título da NFC South, se enfrentaram no Mercedez-Benz Super Dome, em New Orleans. Os Falcons atuais campeões e os Saints, que tiveram um péssimo ano de 2012. Mas agora, podem contar novamente com o seu trinador principal Sean Payton, que ficou suspenso por um ano, após envolvimento de recompensa ilegais da franquia. Pois bem, com ele, o próprio Drew Brees disse que rende melhor. E não foi só ele, a defesa também deu um grande salto de qualidade para essa temporada, tanto que conseguiu parar o ótimo ataque de Atlanta.
A partida iniciou melhor para Atlanta, porque o Quarterback Matt Ryan mostrava uma variação boa de jogadas, e contava com uma surpresa, o Wide Receiver Harry Douglas, que fez boas recepções. Mas, o primeiro TD acabou sendo do experiente Tony Gonzalez. Os Falcons chegaram a abrir 10 a 0, mas no segundo período sumiram do jogo. Foi então, que a defesa dos Saints começou a encaixar e a incomodar o QB adversário.
Por outro lado, Drew Brees ia fazendo a sua parte no comando do ataque de New Orleans. Ele encontrou ótimos alvos, o principal deles, acabou sendo o Running Back Darren Sproles, que apesar de ser bom no jogo corrido, apareceu como agradável surpresa no corpo de recebedores. Da posição, Stills foi quem teve o melhor destaque, mais vale falar dos Touchdowns belíssimos de Colston e Graham, que ajudaram a construir a vitória. Os Falcons chegaram perto de virar e usando sempre o RB Steven Jackson. Mas no último lance da partida, Ryan jogou para a End Zone, porém a defesa dos Saints encerrou com chave de ouro o duelo, fazendo uma bela interceptação.
Destaques da Partida:
New Orleans Saints
Passe: D. Bress = 357 jardas, 2 TDs, 1 Interceptação.
Corrida: P. Thomas = 9 corridas, 43 jardas.
Recepção: D. Sproles = 6 recepções, 88 jardas.
Atlantas Falcons
Passe: M. Ryan = 304 jardas, 2 TDs, 1 Interceptação.
Corrida: S. Jackson = 11 corridas, 77 jardas.
Recepção: H. Douglas = 4 recepções, 93 jardas.
New England Patriots 23 @ 21 Buffalo Bills
Essa pré-temporada não foi nada animadora para os Patriots, que perdeu grande parte do seu corpo de recebedores, com alguns machucados e até mesmo preso. Mas, falando sobre dentro de campo, Tom Brady tem que se virar com o que tem, e para esse duelo na divisão Leste da AFC, New England visitou os Buffalos Bils e saiu vitorioso, entretanto não foi tão fácil como nas outras oportunidades.
Os Bills estrearam seu Quarterback calouro, o jovem EJ Manuel, que iniciou de forma discreta, e ofensivamente, a equipe foi mal, porque acabou cometendo turnovers nas três primeiras campanhas. Isso resultou em uma abertura de vantagem por parte dos Patriots. Mas, no fim do primeiro tempo e início do segundo, o Buffalo passou a engrenar na partida.
A jogada que EJ Manuel mais chamava, era com o RB CJ Spiller, que brigou bastante. Os Bills chegaram a passar a frente do placar, flertaram com a vitória mais o excesso de faltas acabou atrapalhando. E na última campanha da partida, Brady usou bastante o WD Denny Amendola e o RB Shane Vareen, chegando no ponto certo para Gotskowski chutar o FG dá vitória.
Destaques da Partida:
Buffalo Bils:
Passe: EJ. Manuel = 150 jardas, 2 TDs.
Corrida: F. Jackson = 13 corridas, 67 jardas.
Recepção: F. Jackson = 4 recepções, 41 jardas.
New England Patriots:
Passe: T. Brady = 288 jardas, 2 TDs, 1 Interceptação.
Corrida: S. Vereen = 14 corridas, 101 jardas.
Recepção: D. Amendola = 10 recepções, 104 jardas.
Green Bay Packers 28 @ 34 San Francisco 49ers
Logo na primeira semana, esses dois rivais de longa data, que disputaram uma vaga na final da NFC na temporada passada, se reencontraram, em São Francisco. Os 49ers mandantes da partida, conseguiram sair com a vitória, porém viram um Green Bay bem mais atento as suas jogadas mais perigosas, como as corridas do QB Colin Kaepernick, que naquela ocasião correu para quase 190 jardas. Agora, o mesmo passou para 412 jardas, ou seja, ele gosta de aprontar contra os Packers.
As duas franquias são fortíssimas, e por isso mesmo, fizeram um duelo de muito equilíbrio. Os 49ers tinham como seu jogador de ataque mais presente, o WD Anquan Boldin, que em diversas vezes na partida, apareceu para conquistar terceiras descidas, ou colocar San Francisco próximo a End Zone. O jogo terrestre foi o ponto fraco das equipes, não por questão técnicas, mas sim pelas excelentes defesas montadas de cada lado. Pelo lado dos 49ers é até normal, que já vem nessa toada a umas três temporadas, enquanto que os Packers, torna agradável surpresa essa solides defensiva.
O que prejudicou os "cabeças-de-queijos" foram as faltas e os turnovers no primeiro tempo. Isso tirou muitas jardas e possibilidades de ataque, outra ponto, foi o espaço entre a linha defensiva e a secundária. Pois, a ideia era pressionar Kaepernick e o faze-lo forçar o passe, só que era preciso ter alguém marcando Davis e, principalmente, Boldin, que chegou a mais de 200 jardas. Na parte ofensiva de Green Bay, que brilhou foi sem dúvida Nelson e o calouro RB Eddie Lacy. Entretanto, não foram capaz de evitar a justa vitória dos 49ers.
Destaques da partida:
Green Bay Packers:
Passe: A. Rodgers = 333 jardas, 3 TDs, 1 Interceptação.
Corrida: E. Lacy = 14 corridas, 41 jardas, 1 TD.
Recepção: J. Nelson = 7 recepções, 130 jardas, 1 TD.
San Francisco 49ers:
Passe: C. Kaepernick = 412 jardas, 3 TDs.
Corrida: F. Gore = 21 corridas, 41 jardas, 1 TD.
Recepção: A. Boldin = 13 recepções, 203 jardas, 1 TD.
New York Giants 31 @ 36 Dallas Cowboys
Umas das maiores rivalidades da NFL, marcou o primeiro Sunday Night Football da temporada, que ocorreu no Texas, casa do Dallas Cowboys. Que pela primeira vez, desde que seu estádio foi inaugurado em setembro de 2009, a franquia conseguiu derrotar os Giants de Eli Manning, e rival direto da AFC Leste. É um bom começo para os Cowboys que precisam voltar aos playoffs e Tony Romo tem obrigação de levar a equipe nesse ano.
Ofensivamente a partida para os Giants não foi nada boa, porque simplesmente cometeram 6 turnovers, sendo eles - três interceptações de Eli Manning e três fumbles. Apesar disso tudo, os nova-iorquinos chegaram a sonha com a vitória, mas assim como no primeiro passe do QB que ele foi interceptado, a jogada que renderia o Touchdown dá vitória também teve o mesmo destino. O "sonho" de vencer na estreia foi mantido graças a ótima atuação defensiva, que soube segurar o ataque do Dallas, e forçou diversos Field Golds.
Enquanto que na parte dos Cowboys, é incrível como tem peças de alto nível na defesa e no ataque mais nunca entrega o prometido. Nesse domingo (08), jogadores como o RB DeMarco Murray, o WD Miles Austin e o TE Jason Witten foram bem. Além de Tony Romo acertar passes decisivos dentro da Red Zone. E apesar de Eli Manning mostrar um crescimento no último período, assim como na campanha do título de 2011, acabou parando na defesa bem organizada do Dallas.
Destaques da partida:
New York Giants:
Passe: E. Manning = 450 jardas, 4 TDs, 3 Interceptações.
Corrida: D. Scott = 5 corridas, 23 jardas.
Recepções: V. Cruz = 5 recepções, 118 jardas, 3 TDs.
Dallas Cowboys:
Passe: T. Romo = 263 jardas, 2 TDs, 1 Interceptação.
Corrida: D. Murray = 20 corridas, 86 jardas.
Recepção: M. Austin = 10 recepções, 72 jardas.
Houston Texans 31 @ 28 San Diego Chargers
A segunda partida do Monday Night Football, que encerrou os trabalhos da primeira semana, ocorreu em San Diego, no Qualcomm Stadium. O time da casa, os Chargers tiveram tudo para sair com a vitória e chegaram a abrir 21 pontos de vantagem, mas não resistiram e acabaram cedendo a virada no último lance da partida. Bom para o Texans, que vem numa crescente nos últimos anos, e começam a sonhar com Super Bowl, não sei se acontece já nessa temporada
A noite parecia que seria de Philip Rivers QB de San Diego e de toda a torcida presente ao estádio. Isso porque, logo em sua primeira posse de bola, Matt Schaub acabou sendo interceptado. Os Chargers aproveitaram bem isso, abriram o placar com Ryan Mathews fazendo o TD, após receber um passe de 14 jardas. Logo em seguida os Texans empataram, mas depois, ocorreu um completo domínio dos anfitriões.
A linha defensiva dava tempo para Rivers pensar e escolher a melhor jogada, além de "segurar" o Defensive End JJ Watt, que sempre incomoda os QBs. As opções de passes foram bem variadas, entretanto quem mais apareceu, foi o RB Ryan Mathews que se tornou peça-chave no jogo corrido. O mais impressionante, foi até o início do 3º período San Diego teve quatro chances na End Zone e todas convertidas em Touchdows. Porém, do nada a equipe parou de produzir ofensivamente e permitiu o renascimento do Houston na partida.
O QB Matt Schaub começou a usar o jogo aéreo com o WD Andre Johnson e ainda, contaram com uma falta do time de especialista dos Chargers, em um Field Gold a favor dos Texans. Essa falta, aconteceu porque não pode encostar no center na hora do FG, porque naquele momento, ele encontra-se indefeso. E por não "compreender" as regras, os defensores encostaram e deram uma primeira descida de graça para o Houston, que aproveitou e marcou o TD. Mais na frente empataram, após retornar uma interceptação também para Touchdown. E na última jogada da partida, Randy Bullock sob uma enorme pressão garantiu a virada heroica dos Texans, ao acertar um FG de 41 jardas. Outro grande nome nessa reação, foi o DE JJ Watt, que conseguiu sair dos bloqueios, e deu seu tradicional toco no QB.
Destaques da Partida:
Houston Texans:
Passe: M. Schaub = 346 jardas, 3 TDs, 1 Interceptação.
Corrida: A. Foster = 18 corridas, 57 jardas.
Recepção: A. Johnson = 12 recepções, 146 jardas.
San Diego Chargers:
Passe: P. Rivers = 195 jardas, 4 TDs, 1 Interceptação.
Corrida: R. Mathews = 13 corridas,
Recepção: A. Gates = 2 recepções, 49 jardas.
Placares da NFL - SEMANA 1