É impressionante o quanto de fãs espalhados pelo mundo, alguns clubes europeus possuem. E o Liverpool, podemos afirmar que pertence a esse grupo, porque na Austrália, a equipe levou mais de 95 mil pessoas ao estádio para assistir ao amistoso de pré-temporada contra o Melbourne Victory, clube local. Basicamente 90% dos torcedores trajavam blusas dos Reds e cantavam e incentivam o time, parecia que o duelo era em Anfield Road, e terminou com a vitória de 2-0 para os ingleses.
O confronto nem parecia ser de pré-temporada, os dois times começaram bem ligados e exercendo uma marcação muito forte. O Liverpool não contava com Luis Suáres, que estava no banco de reservas, o brasileiro Philippe Coutinho, também não participou da partida. Mesmo assim, o time desempenhou um bom papel, e mostrou um vigor físico impressionante.
Esse elenco do Liverpool me agrada bastante, entretanto, é extremamente jovem - tem média de idade de 22,9 anos - ou seja, é o melhor sub-23 da Europa. A velocidade e o toque de bola que vinha impondo ao jogo, era um misto da filosofia do treinador Brendan Rodgers e juventude do time. Que apesar de entrar e sair geração, Steven Gerrard permanece como "cérebro" dentro de campo. E foi ele o autor do gol que inaugurou o placar.
A vida dos britânicos não era das mais tranquila, porque o time australiano estava bem armado dentro de campo e sabia tocar a bola. A formação 4-4-2 compacta, exigia bastante do Liverpool, que teve um bom teste. O esquema posto em campo por Rodgers, inicialmente era o 4-2-3-1, porém, variava muito para o 4-3-3.
Quem apareceu pouco no primeiro tempo e somente na segunda etapa mostrou seu valor, foi o jovem atacante Borini, que teve duas excelentes finalizações. Henderson também produziu pouco ofensivamente, até porque, ajudou a recompor o meio de campo com frequência.
Um setor que o Liverpool mostrou fragilidade foi nas laterais, mas Johnson se concertou rapidamente após alguns vacilos, a presença de Allen, também o ajudou. Já na esquerda, José Henrique ficou perdido e em diversos momentos, sofreu com os atacantes do Melbourne. O time australiano por sinal criou duas belas chances logo no início do segundo tempo, mas o goleiro Brad Jones se saiu bem.
Na metade da segunda etapa, Rodgers mexeu por atacado e trocou basicamente o time inteiro. Entre os que entraram, estava Suárez, que pretende deixar o Liverpool, proposta é o que não falta. O jogo ganhou um certo "ar de desinteresse", mas no último lance, Luisito fez uma bela jogada individual e Iago Aspas marcou o segundo e encerrou o placar.
O Liverpool foi muito bem nesse amistoso e no domingo (28), o clube enfrentará um combinado tailandês.