A Portuguesa ainda não havia conquistado uma vitória nessas quatro primeiras rodadas. Pois perdeu na estreia e empatou mais três vezes, sendo que desses, um foi contra o Internacional no Canindé e outro diante do Corinthians, duas excelentes equipes. E nessa quarta-feira (12), numa partida remarcada da 2ª rodada, por causa de compromissos do Fluminense com a Copa Libertadores, era a grande oportunidade de conquistar a 1ª vitória. E ela aconteceu, bem sofrida por 2-1, mas que tirou a Lusa da zona de rebaixamento e permite a equipe respirar nesses 15 dias de paralisação. Enquanto Fluminense mais uma vez perde muitos gols e é castigado no fim.
Contra o Corinthians no sábado, a Portuguesa ficou o tempo inteiro atrás, esperando para jogar no erro adversário. Pensei que por jogar em casa contra o Fluminense, o time fosse iniciar a partida mais solta, que nada. O técnico Edson Pimenta manteve a retranca, e o esquema no 4-4-2 e muita marcação para cima do Fluminense.
Abel não pode contar com determinados jogadores que estão machucados, convocados ou suspensos. Então, a maneira é da oportunidade para a garotada da base, como o jovem biro biro, que pouco se fez presente para o jogo.
Penetrar na forte marcação da Lusa estava sendo muito complicado para o tricolor, que quando algum jogador conseguia, os demais não acompanhavam para dar seguimento a jogada. Mesmo encontrando dificuldades, o Flu parecia mais perto do gol, porque sempre arrumava um jeito de incomodar com Samuel ou Rafael Sóbis. Só que em uma jogada despretensiosa, Souza deixou Diguinho chão e acertou um belo chute, 1 a 0 Portuguesa.
A marcação dos mandantes ficou ainda mais ferrenha, entretanto, Carlinhos começou a ser um ótimo ponto de fuga para o Fluminense. Que já na reta final do primeiro tempo, empatou com Sóbis, batendo espetacularmente na bola, após cobrança de falta.
Do empate até o final do primeiro tempo e em boa parte da etapa complementar, os tricolores foram melhores em campo. Me lembrei muito da partida contra o Coritiba na semana passada. O Fluminense teve o controle do meio de campo, criou oportunidades para sacramentar a vitórias, mas o excesso de gols perdidos acabaram fazendo falta. O lateral esquerdo Carlinhos teve grande destaque ofensivo no 2º tempo e perdeu duas excelentes chances de gols.
A Portuguesa buscava o ataque em jogadas esporádicas e sempre usando muito a velocidade. É um time interessante, bem armado e que pode se manter na elite. E na melhor oportunidade que teve para vencer o jogo, Diogo agarrou e de cabeça selou a primeira vitória da Lusa no Brasileirão 2013. Dá um alívio para os jogadores nesse recesso de Copa das Confederações e aparentemente, Edson Pimenta segue no cargo.
Na 6ª a Portuguesa tem o Cruzeiro pela frente, no Canindé. Já o Fluminense tem o clássico carioca contra o Botafogo, em local ainda não definido. Vamos torcer que seja no novo Maracanã.