terça-feira, 18 de junho de 2013

Austrália marca no fim e confirma vaga no Mundial de 2014.

A seleção australiana garantiu sua presença na Copa do Mundo do Brasil, no ano que vem. A confirmação da vaga veio com a vitória de 1-0 sobre o Iraque, em Sydney. Essa é a terceira vez consecutiva que os australianos vão para um mundial, isso porque, o atacante Josh Kannedy marcou nos minutos finais, selando o feito com chave de ouro.

O Iraque que já não tinha pretensão nenhuma nessas eliminatórias e foi ao jogo para se fechar e tentar atrapalhar a festa dos donos da casa. E o que se viu nos primeiros 15 minutos, foi a Austrália buscando o primeiro gol, para tentar decidir logo o cotejo. 

Com o esquema 4-3-2-1, com apenas Cahill na frente, mas que recebia frequentemente a companhia dos homens de meio de campo. A movimentação da seleção australiana era muito boa, só que aos poucos, os iraquianos foram afastando os cangurus de seu guarda-meta. Armado pelo sérvio Petrovic no esquema 4-1-4-1, os visitantes passaram a encaixar a marcação da melhor forma. E só voltaram a ser pressionados, na reta final da primeira etapa, quando Cahill teve duas excelentes oportunidades. 

Para o segundo tempo, os iraquianos voltaram ainda mais fechados, pois claramente os australianos queriam a vitória e começaram a diminuir os espaços. A grande dificuldade estava sendo penetrar no fechado sistema defensivo adversário. 

Foi então, que o alemão Holger Osieck mudou o time e foi muito feliz. Pois na sua última alteração, tirou Tim Cahill para por o outro atacante Josh Kennedy, que cinco minutos após entrar, marcou o gol dá vitória, após cruzamento de Bresciano. Daí para o final, foi só comemoração, principalmente quando o árbitro apitou o fim do jogo
. Muito merecida por sinal, parabéns aos australianos.

Essa será a quarta participação da Austrália em Copas do Mundo, como já disse, a terceira de modo consecutivo. O melhor resultado da seleção foi as oitavas de final em 2006, na Alemanha, no qual foi eliminada pela Itália, que viria a ser campeã do torneio. A expectativa é que ao menos, da primeira fase o time consiga passar. Depois, o que vier é lucro.