Fechando a rodada inaugural da Copa das Confederações, Nigéria e Taiti se enfrentaram em Belo Horizonte, pelo Grupo B da competição. Os africanos venceram por 6-1, confirmando o seu favoritismo e ainda por cima, fazendo uma "gordurinha" para buscar a vaga para a semifinal. E os "turistas" taitianos também alcançaram seu objetivo, que era marcar um gol e foi o primeiro em competições oficiais da FIFA. Um marco para a seleção, que é formada por jogadores amadores.
A pouca atração do público para o jogo e o valor dos ingressos caros, fez com que o estádio ficasse relativamente vazio. Pouco mais de 20 mil torcedores compareceram ao Mineirão e estavam praticamente todos apoiando a simpática seleção do Taiti. Que por sinal, se empolgou com os incentivos e foram para cima, sem medo qualquer.
Essa motivação e até porque não, atrevimento dos taitianos, custou caro. Em dez minutos de partida já estava 2 a 0, gols de Echiejile e Oduamadi. A inocência para marcar dos jogadores polinésios era muito grande, a marcação sem sobra, relevava
a ingenuidade. O condicionamento físico e técnico, também era abissal. Os nigerianos passavam como queriam pelo esquema 5-4-1, do Taiti. E não era preciso nem envolver, bastava jogar em profundidade e na velocidade.
Ainda no primeiro tempo, Oduamadi marcou o terceiro dos tricampeões africanos. Nesse lance, o arqueiro Meriel cometeu uma falha, porém, minutos depois se redimiu fazendo uma bela na defesa no mano a mano com o atacante nigeriano.
Para os últimos 45 minutos finais, o torcedor presente no estádio, voltou a incentivar a seleção da Oceania, que foi para cima. E como trabalharam muito as jogadas de bola parada nos treinos, acabou dando resultado no jogo, porque após cobrança de escanteio de Vahirua, único que joga profissionalmente no Taiti, o defensor Tehau fez o ato histórico: o primeiro gol dos taitianos fora do continente Oceânico, além de ser o grande objetivo dos jogadores para o torneio. Foi um momento de rara emoção, parabéns aos jogadores.
Os polinésios voltaram a acreditar, mas o placar de 3 a 1 ainda dava muita segurança aos nigerianos. Que no meu ponto de vista, enfeitaram alguns lances desnecessários e acabaram perdendo a oportunidade de fazer uma goleada maior. Mas, com o fim se aproximando, o selecionado do Taiti já estavam em exaustão e não conseguiram evitar mais três gols dos africanos. O defensor Tehau acabou marcando novamente, só que contra e a conta foi fechada com os tentos de Oduamadi e Echilejile, esses dois foram o grande destaque dá vitória, pois juntos marcaram cinco dos seis gols.
Na 2ª rodada do Grupo B, a Nigéria joga contra o Uruguai, na Fonte Nova. Já o Taiti tem a Espanha pela frente, dessa vez no Maracanã.