Na briga pela parte de cima da Conferência Oeste, da MLS, o Portland Timbers recebeu o FC Dallas, que é o atual líder. O time da casa saiu vencedor por 1-0 e encostou no time do Texas, agora a diferença estar na casa dos dois pontos, são 28 contra 26. No meio dessas duas equipes, ocupando a segunda colocação, vem o Real Salt Lake, com 27 pontos ganhos.
Jogar contra o Portland no Jeld-Wen Field não é nada fácil, porque a torcida costuma ocupar sempre a capacidade total do estádio, que é de aproximadamente 20 mil torcedores. Além, da hostilidade que é, por causa de ser um local acanhado, que propicia essa pressão.
Os primeiros 35 minutos de jogo foram sob total controle do Timbers, que impôs ao Dallas, um ritmo alucinante de muita marcação e presença forte no campo de ataque. O esquema 4-3-3 adotado pelo treinador Caleb Poter, permite que o Portland seja muitíssimo agressivo e quando não tem a posse de bola, recupere-a rápido, anulando o poder de ataque do adversário.
O grande caminho encontrado para chegar com facilidade era pelo setor esquerdo de ataque, no qual, o lateral direito do Dallas, o Zach Loyd mostrou uma ineficiência muito grande para marcar. Harrington lateral esquerdo do Portland, chegava como queria a linha de fundo para fazer cruzamentos. Juntando isso, mais o que a equipe vinha produzindo, com o auxílio de Valeri, por exemplo, o gol quase saiu na primeira etapa. Porém, o goleiro peruano Fernández fez defesas milagrosas.
No fim do primeiro tempo, o Dallas começou a produzir alguns bons lances, que passaram a assustar a defesa adversária. Só que para a segunda etapa, os Timbers voltaram a pressionar e a marcar forte. Com isso, não demorou para Nagbe marcar um belo gol, surpreendendo o Fernández. Com a abertura do placar, o time local recuou demais, sinceramente, não o entendi o por que disso, já que estava tão bem no ataque.
Essa preocupação em se defender acabou chamando o Dallas para cima, que apesar de não estar atuando bem, possui jogadores que são capazes de resolver ou empatar a partida, em lances isolados. Como o caso de Ferreira, Michael, por exemplo. Algumas oportunidades foram criadas, em especial de cobranças de faltas, mas não tiveram êxito. E ainda por cima, foram sem ordem para o ataque e deixaram a defesa escancarada, por pouco a vantagem do Portland não aumentou. Faltou apenas pontaria para o colombiano Chará.
Na próxima semana da Major League Soccer, o Portland Timbers encara fora de casa o Los Angeles Galaxy. Enquanto o FC Dallas recebe o Sporting Kansas City.