sábado, 16 de julho de 2011

Os gigantes da América melhoraram ou iludiram ?


Foi preciso chegar na última rodada da primeira fase para o Brasil, Argentina e Uruguai vencerem. Vontade de vencer eles mostraram. Isso não posso negar, mas que os adversários eram fracos, também temos que considerar. E mesmo assim, só a Argentina conseguiu mostrar um futebol mais animador. O Uruguai também melhorou bastante nos dois últimos jogos. Mesmo assim, deixou a desejar nas conclusões das jogadas. Já o Brasil... A Seleção Brasileira venceu, de 4 a 2 um belo placar. Mas, venceu no talento individual. Não mostrou um jogo coletivo de qualidade. Vamos fazer também uma curta análise da próxima fase. 


Os Hermanos, foram a campo contra a seleção da Costa Rica, precisando mostrar um bom futebol. E de certa forma, o time conseguiu. Em uma noite inspirada de Messi, que calou a boca de muita gente. Ele, não havia feito um grande jogo contra Bolívia e Colômbia. Mas, em diversos momentos criou boas jogadas nesses jogos. Só que seus companheiros não aproveitavam, não davam continuidade a suas jogadas. Nessa partida contra a Costa Rica, Higuaín desperdiçou pelo menos 5 chances de cara, criadas por Messi. Depois querem criticar o cara ! Pois bem, o time argentino foi mais sólido nessa partida. A equipe conseguiu movimentar mais a bola. Girando-a de um lado para o outro com facilidade e bastante técnica. Aguero e Di Maria deram mais consistência no sistema ofensivo da equipe. Sem dúvida, depois desse jogo, Tevez e Lavezzi perderam suas titularidades.

O Uruguai enfrentou a já eliminada seleção do México. Os uruguaios foram superior o jogo todo. Porém, encontraram bastante problemas nas conclusões das jogadas. Para ser mais preciso, faltou Fórlan acertar a gol. O camisa 10 perdeu chances incríveis. E como ele é o grande nome dessa equipe, quando ele não está e uma fase muito boa, isso acaba refletindo no time. Então, em alguns momentos o time se perdia dentro de campo. Mas, taticamente o time melhorou bastante. A saída de Cavani machucado, proporcionou a entrada de um meia. O que fez com que o time saísse do 4-3-3 e fosse para o 4-4-2. O que deu um volume de jogo maior, e maior qualidade na armação das jogadas. Se o treinador for inteligente, ele continuará com essa formação. Pois assim, ele tem chances de passar pela Argentina.

O Brasil das 3 grande seleções, foi a única que não mostrou um jogo coletivo. Muita gente que estava criticando essa seleção antes do jogo contra o Equador. Agora está elogiando, é sempre assim ! Mas eu acho que o time não jogou bem. Ganhou na raça de alguns e no talentos de outros. Só que isso é muito pouco para a seleção brasileira. Alexandre Pato e Neymar conseguiram desencantar. Pato, está jogando fora de posição. Na minha opinião, ele é muito mais um segundo atacante do que um centroavante. Mas, ele está se virando lá. Neymar ainda está um pouco travado. Só que aos pouco ele vai pegando mais confiança. Ganso apareceu mais para o jogo. Especialmente no segundo tempo. Não sei como o Mano ainda não viu que o Ramirez não está jogando nada. Muitas vezes ele precipita uma jogada ou outra, faz faltas violentas. Eu colocaria o Elano no lugar dele, faria com que o Ganso rendesse muito mais. A zaga da seleção nesse jogo foi horrível. Os dois gols do Caicedo, tinham pelo menos 5 jogadores envolta dele. E ninguém deu o combate. Isso é inadimisível. Júlio César também contribuiu para os gols equatorianos. Julio que por sinal, não demonstra mais aquela alegria desde a eliminação para a Holanda. Talvez fosse melhor poupar ele, para preservar a sua imagem. Um que entrou, e jogou muito, foi o Maicon. Ele jogou muito bem. Apoiou com muita competência o ataque e marcou com bastante eficácia. Agora é esperar para ver como essa seleção se comportará diante do Paraguai.

A grande surpresa dessa Copa América, é a Venezuela. Não por ter se classificado, mas por estar demonstrado um bom futebol. Os venezuelanos foram buscar um empate histórico diante dos paraguaios. A melhora dessa seleção é muito grande de 10 anos para cá. Acho que eles terão grandes chances de brigar por um vaga no mundial aqui no Brasil. Seria a recompensa para um seleção que está evoluindo consideravelmente a cada ano.

Quartas-de-final:

As quartas-de-final já tem seus duelos definidos. E infelizmente teremos um Argentina e Uruguai cedo demais. Esse jogo era para ser no mínimo na próxima fase. Mas como é agora, será um jogão. Acho que a Argentina vem muito embalada e com o total apoio da torcida. Mas se os uruguaios souberem jogar, poderão sair classificados do duelo.

A seleção brasileira, terá um jogo muito complicado contra o Paraguaia. Jogadores melhores o Brasil tem, mas não pode cometer os mesmos erros da semana passada. Se não, correrá um grande risco de perder a vaga para a semifinal. O Paraguai irá um pouco enfraquecido, pois não contará com Roque Santa Cruz. É um ótima notícia para a seleção canarinha. 

Outros dois jogos são Colômbia e Peru e Chile e Venezuela. Apesar da ascenção dos venezuelanos e peruanos. Acho um pouco difícil para ambas passarem pelo seus advesários. Porém, se Chile e Colômbia subestimarem as duas equipes. Poderão ser surpreendidas.

Comente !

Até mais !