quarta-feira, 6 de julho de 2011

Neymar, Ganso, seleção brasileira, zebras, isso é a Copa América.




É meus amigos, a primeira rodada da Copa América deu o que falar. Neymar e Ganso fizeram sua estréia com a seleção brasileira principal em uma competição. No qual, a seleção canarinho não nos agradou nenhum pouco. As zebras então, aparaceram como nunca na competição. Sem dúvida, surpreenderam muito. 


Primeiro assunto a tratar, é o Neymar e o Ganso. Pois bem, há um ano, o Brasil inteiro implorava, pedia, para Dunga levar os dois para o Mundial da África do Sul. Então, imaginem: Hoje um ano após o Mudial, os dois estão muito mais amadurecidos. Não só como jogadores, mas também como homens. Acabaram de conquistar um título importantíssimo. E no entanto, eles sentiram o peso da estréia na Copa América. Uma competição de verdade, e não apenas amistosos como haviam realizados anteriormente. Olhe bem que não é uma "grande" competição. Imagina, se fosse ano passado, os dois sendo lançado em uma Copa do Mundo. Poderíamos ter perdido dois grandes jogadores. Porque, aqui no Brasil, as mesma pessoas que colocam uma pessoa lá em cima, também a derrubam com muita facilidade. Certamente, eles teriam sido "queimados". Não é querendo dizer que eles não irão fazer uma boa Copa América. Acho que daqui a 2 ou 3 jogos, eles estarão arrebentando. Porque são jogadores muito acima da média. Tenho certeza que daqui há alguns anos, eles olharam para trás, e agradecerão ao Carlos Caetano Bledorn Verri, mais conhecido como Dunga. 

A seleção brasileira mais precisamente Mano Menezes, ainda não conseguiu mostrar um bom futebol para nós torcedores. Já está quase sendo completado um ano de trabalho e nada. O time até detém a posse de bola, mas parece que os jogadores querem parecer com a seleção espanhola. Em muitas vezes contra a Venezuela, os jogadores tiveram chances de chutar ao gol, só que hora queriam tocar e hora queriam driblar. Também falta a esses jogadores um pouco mais de raça e vontade em jogar pela seleção. Às vezes vemos alguns jogadores não dando  importância devida a camisa da seleção.

As zebras fizeram a festa nessa primeira rodada da Copa América. Primeiro foi a Bolívia: os bolívianos atrapalharam demais a vida dos argentinos. Uma equipe muito limitada, mas que soube substituir isso, com muita dedicação e vontade. Isso foi crucial para o resultado histórico contra a Argentina. Que mostrou que vai precisar melhorar muito. Muitos dizem que Messi não joga bem com a camisa da Argentina. Isso não é verídico. Pois na partida contra os bolívainos, Messi buscou o jogo, arriscou arrancadas e até deu ótimos passes. Mas, no meio de campo, ele contava com: Cambiasso, Banega e Mascherano. A bola não chegava redonda nos pés do número 1 do mundo. Muito diferente do que ele encontra no Barcelona. Faltou um "matador" na Argentina. Bastou Agüero entrar para a seleção melhorar consideravelmente.

A zebra também aprontou para cima dos uruguaios. Talvez dos três grandes da América, Brasil, Argentina e Uruguai. eles foram os que jogaram melhor. Principalmente no primeiro tempo. Porém, isso não foi capaz de evitar um péssimo resultado. Do outro lado tinha uma seleção peruana que não se defendeu apenas. Foi para o jogo. Sim, usou a marcação como sua principal arma. Mas, também manteve um pouco a posse de bola e levou muito perigo com o Paulo Guerreiro. O que os uruguaios deixaram a desejar. Foi a zaga. Lugano e Victorino estiveram muito lento em campo. Se o time peruano fosse um pouco melhor tecnicamente, poderia ter aproveitado bastante os contra-ataques. Mesmo assim, acho que contra os chinelos, os uruguaios estarão melhores condicionados a buscar a vitória. 

As duas únicas seleções que vencerem foram a Colômbia e o Chile. A primeira mostrou um futebol meia boca. Fez o necessário para vencer. E era sua obrigação. Principalmente pela seleção da Costa Rica contar com o time sub-23 e ter um jogador a menos durante boa parte da partida. Já o segundo, também era obrigado a vencer.E a vitória veio de forma aguerrida. Os chilenos começaram perdendo, mas foram superiores o jogo todo. Não desistiram de lutar um minuto se quer.  Então, acabou conquistando a virada. Essa seleção do Chile vai dar trabalho nessa Copa América. 

Até Mais !