quinta-feira, 20 de junho de 2013

Entenda porque a revolta não é só por 0,20 centavos.

Essas revoltas e manifestações que o Brasil vem tendo nos últimos dias e semanas, é o grito de um um povo dizendo chega de tanta corrupção. O Rédua Esporte é um blog de esporte como o nome já diz. Mas não poderia deixar de falar desse assunto, que tem tudo para ser Norte da nação brasileira, que ficou adormecida no tempo, deixando os "políticos" fazerem o que quisesse. Vou relacionar o tema, com o que está sendo gasto na Copa do Mundo e Olimpíadas, além do que vem sendo gastos nos itens básico da sociedade, e com isso, teremos a dimensão de que nossa revolta não é só por 20 centavos.

O nosso sistema de saúde, de educação e transporte são completamente precários, mas em contrapartida, parece não faltar dinheiro público para investir em determinados eventos, como Copa do Mundo e Olimpíadas. O primeiro, tem seu orçamento final, três vezes maior que o previsto em 2007 e ainda por cima, da gigantesca bagatela de 26,5 bilhões de reais gastos, apenas 3,8 são de iniciativas privadas. Ou seja, 85% dessa "brincadeira" vem de órgãos públicos.

Esses gastos exorbitantes não param por ai, segundo o Ministério dos Esportes a expectativa é que atinja a marca de 33 bilhões. Os estádios construídos, que na época da escolha do Brasil como país-sede do Mundial de 2014, o ex-Ministro dos Esportes Orlando Silva, disse que não havia dinheiro público em obra para a Copa. Então, exatamente 97% do dinheiro gasto em reforma e construção de estádios, vieram de dinheiro público. 

E o fato mais absurdo disso tudo, é que o governo não ganha um real com o Mundial. O País só irá arrecadar com aquilo que turistas ou brasileiros gastarem nas cidades, propriamente com turismo. Pois a FIFA que não desembolsou dinheiro algum, fica com toda a renda de patrocínios, ingressos, direito de transmissão e tudo aquilo que é vendido dentro e fora dos estádios.

Por falar nos ingressos, que basicamente o dinheiro todo usado foi nosso e o lema deles, é que a COPA é do brasileiro. Como bem disse o Romário, a Copa não foi feita para o nosso povo. E não foi, porque assim como nas Copa das Confederações aonde os valores são elitistas, que custam em média 160 reais. E a maior taxa da população que ganha um salário mínimo, ou então, ganha até mais, só que o custo de vida que aumenta a cada dia, como será para assistir "a festa do povo"?

As olimpíadas não ficam de fora dessa vergonha toda, o orçamento inicial é de cerca de 25,9 bilhões de reais. O que fatalmente deverá ser aumentado até 2016. No caso desse evento, o que mais chama atenção, é velódromo construído para o Pan-Americano de 2007 que custou 14 milhões de reais e 6 anos depois, será reconstruído, por causa de um simples coluna. E nem vou citar o Engenhão aqui, porque vai ser necessário mais um texto para tentar entender como esses políticos são "picaretas".

Enquanto rios de dinheiros são gastos, e nada é pensando no verdadeiro cidadão brasileiro, o que realmente é necessidade do povo não é cumprido. O Brasil gasta menos que a média mundial com a saúde, segundo dados da OMS ( Organização Mundial da Saúde ). Isso nos mostra, que mais da metade da população paga a sua saúde, ou seja, usa empresas privadas e não o Sistema Único de Saúde, que por sinal, é um direito nosso, pois pagamos impostos, mas para onde vai o nosso dinheiro?

E a educação, o nosso País é o 15º que mais investe no setor, cerca de 5,7% da renda, mas ocupa apenas a 53ª posição no ranking da PISA (um programa que avalia a educação). O que os governos Federais, Estaduais e Municipais fazem com toda essa verba? Não sabemos, porém é nítido que está sendo usado de forma errada, e fica claro a inutilidade dos políticos. Que desviam milhões, e aos invés de prestarem serviços devidamente a população e usam ilegalmente para seus próprios bens.

Para finalizar vamos falar dos transportes público, que aumentam o valor das passagens cada ano, entretanto o desconforto segue o mesmo. Sempre lotados, basta pegar o trem em horário de rush, as portas chegam a ir abertas, pela quantidade de pessoas dentro de um vagão. Não adianta o salário mínimo aumentar se em compensação tudo também aumenta. 

Essa é a hora de mudarmos o nossos país, chega dessa inércia, de tanto tempo dormindo, aceitando tudo de boca fechada. Agora, vamos protestar, vamos para rua, mas não se esqueçam que vandalismo tira totalmente a nossa razão. A nossa revolução tem acontecer para mudar o rumo de uma nação e para isso, precisa ser de forma limpa e honesta, não seguindo os passos de quem está no poder. Ficou claro porque as manifestações não são só por 20 centavos? E olha, que ainda tem outros fatores, só que eu citei só o que vem sendo gasto de forma descontrolada pelo governo.