sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Libertad evita provocação, joga bom futebol e derrota o Tigre.


Fechando a primeira rodada do Grupo 1, o mesmo do Palmeiras, o Libertad demonstrou um ótimo futebol e o principal, não caiu na provocação dos argentinos. Com isso, os paraguaios venceram o Tigre por 2-0, se credenciando como forte candidato a próxima fase da Taça Libertadores. Prova da experiência que esse clube tem nesse torneio.

A vitória do Libertad começou a ser construída já nos primeiros minutos da partida, porque a equipe mesmo estando fora de casa se impôs sobre o Tigre. Que afinal, era a 1ª vez que disputava a competição. Isso fez com que os argentinos sentissem a pressão.

Logo de cara, os visitantes poderiam ter aberto o placar com Velázquez, que perdeu uma chance praticamente dentro do gol. O esquema 4-3-1-2 dos paraguaios colocava bastante gente no campo de ataque, porque os três volantes sabiam sair jogando com um toque de bola qualificado, assim, ajudavam Aquino na criação. E quando se defendia o time formava duas linhas de quatro jogadores muito compacta. Dificultando a penetração do adversário.

Já o Tigre, mesmo atuando com três zagueiros, no 3-6-1, sofria perigo constante nas investidas do oponente. O principal "cérebro" da equipe, o camisa 19 Botta, estava "sumido" de campo. Então, a responsabilidade caía sobre o polêmico Galmarini, que além de marcar saia para o ataque. Ele não conseguiu fazer muito, tanto, que o atacante Maggiolo se quer recebeu uma bola.

No começo da segunda etapa, após ótima jogada de Mendieta, o defensor Donatti cortou a bola em cima da linha com as mãos. Dando uma de "goleirão", resultado, foi expulso e o Libertad teve a chance na linha da cal. Aquino consciente abriu a contagem. Mais do que merecido. O Tigre se viu na obrigação de sair para o jogo. O camisa 10 García, enfim passou a articular o meio de campo, enquanto Botta seguia inoperante.

Os argentinos iam catimbando e tendo tirar a tranquilidade do adversário, que se mantinha muito bem, tocando a bola e chegado muito próximo do segundo gol. Até que Núñez de falta marcou um bonito tento, que teve a falha de Javier García, que estava mal posicionado no lance. No fim, ainda houve princípio de confusão, que os jogadores do Tigre arrumaram, como sempre. Esse clube é uma vergonha para o brilhante futebol da Argentina!

Na segunda rodada, o Libertad recebera o Palmeiras, valendo a primeira posição do Grupo. Enquanto o Tigre visita do Sporting Cristal.