domingo, 2 de dezembro de 2012

Algum time para o Barcelona na atual La Liga ?

Essa é umas das principais perguntas que todos estão se fazendo na Espanha e no mundo. O Barcelona do Tito Villanova, não mostra a mesma beleza da equipe do Guardiola, mas os números, são incontestáveis. Um aproveitamento de mais de 95% dos pontos ganhos. O único que não perdeu para os catalãs, foi o rival Real Madrid, que empatou. Nessa 14ª rodada, a vítima da vez, foi o Athletic de Bilbao, que foi derrotado no Camp Nou, por 5-1.

Essa goleada do Barcelona, juntada a derrota do Atlético de Madrid, fez a equipe abrir 6 pontos na liderança da competição. Já o time basco, é apenas o décimo-quarto.

A bola rolou e logo de cara, o Barça encurralou o adversário em seu campo. Mascherano e Pique, zagueiros do time, estava atuando praticamente como volantes, para se ter uma noção. Só que a equipe encontrava problemas para criar reais chances de gols. Já que as infiltrações não estavam ocorrendo e com a defesa do Bilbao fechadinha, as oportunidades não apareciam.

Mas, o que não falta no Barcelona é a paciência. Xavi, o cara que dita o ritmo do jogo, buscava a cada passe colocar algum companheiro livre, assim como Iniesta e Fabregás, que também apareciam muito bem. Porém, o primeiro gol, acabou vindo do zagueiro Pique. Que apareceu muito bem pegando rebote do goleiro Irazoz. E 3 minutos depois, foi a vez de Messi deixar o seu, após um passe extraordinário de Xavi.

Depois que a porteira abriu, estava mais fácil para os catalães criarem oportunidades. Diferente do Athletic que pouco conseguia passar para o campo de ataque. Aduriz, se quer arriscou algum chute ao gol. Já no Barcelona, as finalizações apareciam com naturalidade, então, o brasileiro Adriano acabou marcando o terceiro. Indo para o intervalo com uma ótima vantagem. 

Na volta, Marcelo Bielsa, mudou o Athletic, tirou Aduriz e colocou Llorente. Que seguiu nulo em campo. Já no Barça, o toque de bola encantava. Esse foi sem sombra de dúvidas, a melhor atuação da equipe na atual temporada. Pelo menos nas que eu vi. Iniesta então, estava inspiradíssimo em campo. Tanto que serviu com brilhantismo Fabregás, para marcar o quarto. 

O Athletic conseguiu chegar ao gol de honra, com Ibái Gomez, um belo gol por sinal. Mas, 5 minutos depois, Messi respondeu a altura, marcando seu gol de número 84 em 2012, ficando a 1 de igualar Gerd Müller, que na temporada de 1972, marcou 85. Faltam 5 jogos para o argentino empatar e passar essa marca, será que consegue? Acho que é mais um record quebrado.

Agora, o Barcelona que tem o melhor início de campeonato espanhol da história, enfrenta o Betis, fora de casa. Já o Athletic, buscará uma reação contra o Celta. Jogos válidos pela 15ª rodada.