sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Em meio a crise, Zenit goleia Spartak em Moscou.

O Zenit e o Spartak Moscou, vivem momentos conturbados na temporada. As duas equipes vem sofrendo bastante com problemas administrativos e conflitos nos vestiários. Porém, nessa 18ª rodada, o Zenit parece ter superado isso, pois jogando um futebol melhor do que vinha sendo apresentado, o time de Saint Petersburg venceu por 4-2, na capital russa. 
 
Esse resultado, fez o Zenit ficar a apenas a 3 pontos do líder CSKA, embora o adversário ainda jogue na rodada. Já o Spartak, que já vem de uma goleada sofrida por 5-1, do rival Dinamo, e com mais essa, a equipe fica em sétimo colocado, correndo risco de cair mais uma posição. 

O início de jogo em Moscou, começou bastante equilibrado, porém, quem tomava as iniciativas era o Zenit. Os visitantes, mostravam uma forma de atuar muito interessante: com um esquema 4-3-3, que variava para o 4-2-3-1, tendo o brasileiro Hulk atuando com um falso 9. Os homens de meio de campo, principalmente Witsel, que é responsável pela armação, tinha grande liberdade para chegar mais a frente. 

Essa mobilidade, fazia com que a marcação do Spartak mesmo adiantada e preparada para marcar sobre-pressão, ficasse completamente perdida. E em um falha, tanto dos defensores, como do goleiro Dykan, Hulk abriu o placar. O time local, também tinha presença ofensiva, mas não possuía o mesmo poder do adversário. A tentativa de ligação, sempre era com o nigeriano Emenike. Que brigava bastante com os zagueiros.

Ananidze, meio-campista da equipe de Moscou, teve duas boas chances na frente de Malafeev, mas não aproveitou. Uma certa displicência. Quem acabou marcando, foi o camisa 10 Dyzuba, após alguns tentativas de bola área, o grandalhão não bobeou. Com o empate, o Spartak melhorou em campo. Tirou o espaços do Zenit. Mas, já na reta final do primeiro tempo, Witsel, recolocou os visitantes na frente. 

Um castigo para o Spartak, que não abaixou a cabeça, voltou melhor para o segundo tempo. Marcando bem adiantado e tentando ao máximo buscar o empate. O volante brasileiro Rafael Carioca, novamente estava tendo um bela atuação. Desarmava com muita categoria e participava efetivamente das jogadas ofensivas. Mas, após mais uma falha do time de Moscou, o defensor Pereja foi expulso. Dando prosseguimento ao jogo, Witsel aumentou para o Zenit. 

A vitória para o clube de Petersburg, já estava assegurada. Danny, Denisov, Wetsel e Shirokov dominavam muito bem o meio de campo, até que o último, marcou um golaço,  aproveitando uma saída errada do Spartak. Que ainda tentou reagir. Conseguiu diminuir a vergonha, com Emenike de cabeça. Mas, com um a menos não dava para virar. Ainda para piorar, Insaurralde foi expulso. Mostrando que apesar de todo o frio na Rússia, o ambiente do clube é quente. 

Agora, o Zenit encara o Anzhi, em Saint Petersbug. Já o Spartak, joga fora de casa, com o Rubin-Kazan. Ambos os jogos são válidos pela 19ª rodada.