domingo, 2 de setembro de 2012

Lyon vence e alcança o topo da tabela.

Jogando em casa, a equipe do Lyon teve um encontro um pouco complicado com o Valenciennes. A modesta equipe até saiu na frente, mas não segurou os mandantes. Que terminaram o jogo com uma vitória de 3-2. Assumindo provisoriamente a liderança do campeonato francês. Essa vitória, teve uma boa participação do brasileiro Michel Bastos e o principal nome da partida, o camisa 7 Clément Grenier.


A equipe do Valenciennes parecia não está sentindo o fato de atuar fora de casa, contra uma das principais forças francesas. O modesto time, não se fechava na defesa para explorar os erros do Lyon. Buscava o ataque. Explorando a frágil marcação da equipe local. Que apesar de ter um meio de campo marcador, a zaga deixa a desejar. Tanto, que o primeiro gol do Valenciennes veio de uma falha. No qual, o brasileiro Gil aproveitou. 

A equipe seguiu melhor em campo. Danic fazia uma boa saída de bola pelo lado esquerdo com Aboubakar e Pujol no ataque. Porém, como o problema do Lyon era na frente, o ataque estava encaixando o jogo. Michel Bastos e Lacazette trocavam de posições pela pontas. Enquanto Grenier comandava pelo meio. Com Gomis mais a frente. Então, o time do Valenciennes corria lá na frente. Só que o goleiro Penneteu entregou atrás. Não segurando uma bola que em seguida Michel Bastos marcou o gol.

Esse empate do Lyon, mudou um pouco o rumo da partida. O time mandante passou a incomodar mais. Já o Valenciennes perdeu um pouco a presença ofensiva. O árbitro ainda, assinalou um pênalti para o Lyon que na minha opinião não houve. Gomis converteu sem susto. A vantagem deu mais tranquilidade ao time da casa. Que poderia ter aumentado. Caso Lacazette não tivesse perdido duas boas chances. 

Para a etapa final, o Valenciennes que já tinha voltado a incomodar o arqueiro Vercoutre no fim do primeiro tempo. Estava novamente motivado a buscar o empate. Principalmente pela fragilidade da defesa adversária. Que se complicava constantemente. Mas, o Lyon seguia mais perigoso. As puxadas de contra-ataques era bem armadas. Principalmente os passes qualificados de Grenier. Que marcou o terceiro gol. Um golaço. 

Isso, tirou um pouco o ímpeto do Valenciennes, que ainda sim, tinha boas oportunidades em cobranças de escanteio e de faltas. A equipe ainda diminuiu com Pujol. A pressão pelo empate chegou a se intensificar. Mas, o Lyon soube se segurar bem. Ainda, poderia ter aumentado o placar. Caso não houvesse tanta individualidade no ataque. Exemplo de Michel Bastos. Que poderia ter dado assistências, mas preferia o drible.

Na próxima rodada, o Lyon joga contra o Ajaccio, em casa no dia 16/09. Enquanto, o Valenciennes recebe o Bordeaux, no dia 15/09.