quarta-feira, 25 de julho de 2012

Flamengo e seus dirigentes amadores.

Quando a Presidente Patrícia Amorim ganhou as eleições no Flamengo em 2009 e assumiu em 2010, parecia um prenúncio de ventos bons na Gávea. Muito pelo time vir de uma conquista de um Brasileirão, que não vinha desde de 1992. Mas, de lá para cá, foram só tragédias na vida do torcedor rubro-negro. De ídolo preso, até todo o imbróglio como Ronaldinho. Além, de diversos fracassos em negociações por incompetência dos dirigentes, trocas sucessivas de treinadores e também de te se tornando um mau pagador.


Alguns fatos que aconteceu de 2010 pra cá, Patrícia Amorim não tem culpa. Como o caso do goleiro Bruno. Acusado de participar do assassinato de Eliza Samúdio. Porém, de restante a cúpula rubro-negra tem grande culpa. Como por exemplo, nas regalias que eram dadas a Adriano. Isso vinha do mandato anterior, mas ela não se mexeu para mudar. Outro fator, foi a injusta demissão do treinador Andrade. Que na minha opinião foi um dos principais nomes do título brasileiro. 

Quando parecia que os dirigentes do Flamengo estavam dando um passo certo, contratando Zico para ser o responsável pelo futebol. Uma pessoa honesta e de carácter ímpar. Foi acusado por Leonardo Ribeiro presidente do conselho fiscal de desviar dinheiro. Então, o galinho acabou sendo escorraçado da Gávea. Zico saiu, dizendo que até o marido de Patrícia Amorim opina nos assuntos do clube. Lembrando que ele não tem cargo nenhum no Flamengo.

Ainda em 2010, o técnico Wanderlei Luxemburgo foi contratado. Após alguns treinadores passarem pelo clube. Chegando a ficar apenas 1 mês no comando da equipe. Como o caso de Silas. Luxa, salvou o até então campeão brasileiro do rebaixamento na penúltima rodada. 

Para 2011, o Flamengo começou o ano bem audacioso. Parecia que Patricia e seus "dirigentes" estavam dispostos a apagar o péssimo ano de 2010. Conseguiram o empréstimo de Thiago Neves e a contratação do "astro" Ronaldinho Gaúcho. Após um cansativo leilão feito pelo irmão do jogador. Naquele momento, meu pensamento em relação ao clube, fosse de que iria fazer bastante dinheiro com o jogador. Explorando bastante a imagem do atleta, da mesma maneira que o Corinthians fez com Ronaldo. 

Nada disso. A parceria até começou bem, com o título invicto do carioca. Mas, durante todo o ano, foram inúmeros problemas entre o jogador e a diretoria. Com relação a atraso de salários, e as frequentes baladas do atleta. O estopim veio em 2012. Quando o jogador entrou como um ação na justiça pedindo a rescisão do contrato e uma indenização de 40 milhões de reais, por não pagamento de salários.

O fato é que, o Flamengo não tinha pulso firme sobre o Ronaldo. O deixava fazer o que queria. Demitiu o treinador Luxemburgo por vontade do camisa 10. Era praticamente o dono da Gávea. Além de não ter tido nenhum lucro financeiro. Porque ele não se comprometia com as ações publicitárias. Faltou sem dúvida um líder ali dentro. O que cabia a Patrícia se responsabilizar. 

Com a demissão de Luxa, Joel foi o contratado. E com ele veio o fracasso na Copa Libertadores. Então, a cada semana era noticiada a queda do treinador. Que reclamava do elenco muito precário do Flamengo. A diretoria prometeu reforços. Mas, a fama de "mau pagador" acabou pesando na hora de trazer o jogadores de peso. Riquelme e Diego foram tentados. Mas, talvez, se não fosse a incapacidade dos dirigentes, o Flamengo poderia ter contratado alguém. Pois qualquer negociação que surge no clube, rapidamente cai na imprensa. No final, acaba não dando em nada.

Joel não é o treinador dos meus sonhos, mas é um cara que entende de futebol e tem uma história dentro dele. Acho que ele foi humilhado nessa última passagem pelo Flamengo Pois com ele no cargo, os dirigentes negociavam com outros treinadores. Outro que eu acho daqui a pouco será "queimado" , é o Zinho. Da para ver o esforço que ele tenta fazer, mas tem muita gente ali dentro jogando contra. 

As brigas políticas internas são os grandes problemas de muitos clubes brasileiros. Mas, no Flamengo, parece não ter trégua nunca. E quem assume o poder, parecer ser pior do que o anterior. A história e a tradição do Flamengo, não merecem isso. Tem que ser mais respeitada!

E você, o que pensa ? Opine!