Cristiano Ronaldo vinha sendo muito criticado por todos pelas exibições com a camisa da seleção portuguesa. Que estavam muito distante daquelas com a camisa do Real Madrid. Isso aumentou, com a péssima atuação dele contra a Dinamarca no último jogo. Mas, quando foi preciso, ele apareceu. Foi autor dos gols da vitória Lusitana por 2-0, sobre a Holanda, em Kharkiv. Que garantiu a classificação para a próxima fase. Já os holandeses por outro lado, fizeram a pior Eurocopa da história de seu país. Foram eliminados sem vencer um jogo se quer. O treinador Van Marwijk está seriamente ameaçado.
O tão temido "Grupo da Morte" mostrou porque o do nome. As quatro seleções que o compunham, tinham chances de classificação. Mas, no jogo entre Portugal e Holanda, a vida holandesa não era lá tão fácil. Precisava vencer por mais de 2 gols, além de contar com uma derrota da Dinamarca para a Alemanha. Então, baseado nisso, a Holanda com algumas mudança foi logo para cima dos portugueses.
Marwijk, pois para iniciar o jogo Van der Vaart e Hunterlaar. Fazendo com que Van Persie fosse para o meio de campo, e Van der Vaart atuasse como segundo volante. Deixando a equipe extremamente aberta. Com apenas De Jong na marcação. Inicialmente isso deu certo. Porque Portugal não estava sabendo a melhor forma para para-los. Tanto que em 10 minutos, a posse de bola holandesa chegou a 75%. Nesse momento, a Holanda abriu o placar, com um golaço de Van der Vaart.
Com o resultado, já era meio caminho andado para a Holanda. Porém, de repente a seleção parou de jogar. Sneidjer e Robben sumiram pelas pontas. Já Portugal cresceu no jogo. Não se abateu. Cristiano Ronaldo, aberto pela esquerda, Nani pela direita, João Moutinho e João Pereira, ditavam o ritmo dos lusos. Postiga no ataque, destoava um pouco. As chances foram aparecendo com muita frequência. Ronaldo botou bola na trave. Mas quando saiu na cara de Stekelenburg não exitou e empatou o jogo.
No segundo tempo, a Holanda voltou com um pouco mais de pegada. A defesa seguia muito frágil. Principalmente pelo meio de campo não ter marcação. Então, a exposição dos zagueiros era demais. Só que Portugal, também estava falhando. A zaga cometia alguns erros. Mas, os holandeses não aproveitavam. A equipe partiu para cima. Tentava encurralar os portugueses, mas os contragolpes sofridos eram sempre perigosíssimos.
Foi assustadora a displicência dos atletas holandeses na frente do gol. Van Persie perdeu cada gol. Hunterlaar foi dar seu primeiro chute apenas aos 41 minutos do 2º tempo. Van der Vaart era o homem mais consciente do time. No outro lado, Portugal estava cada vez mais próximo do gol da virada. Nani perdeu um debaixo da trave. Stekelenburg também teve seus méritos. Mas, o jogo era mesmo dele,: Ronaldo. Após um excelente contra-ataque, ele matou o jogo. Com muita calma. Depois ainda colocou uma bola na trave. A volta por cima do craque.
Agora,, Portugal enfrentá nas quartas de final a República Tcheca. Enquanto a outra classificada do Grupo B a Alemanha, enfrenta a Grécia.