terça-feira, 19 de junho de 2012

No jogo de paciência, Espanha vence Croácia e se classifica.

Os espanhóis passaram como primeiro do Grupo C, ao vencer a Croácia por 1-0. Foi uma partida extremamente tática. Um jogo de muita paciência. A Espanha encontrou muitas dificuldades para passar pelos croatas. Que inclusive, poderiam ter saídos classificados, pois no segundo tempo tiveram ótimas chances. A seleção deixa a Euro, mas de forma muito honrosa. Orgulhando o seu torcedor. Olhando Grécia e República Tcheca classificados acho um pecado a Croácia eliminada. Mas, eram grupos diferentes. A outra seleção que avançou no grupo foi a Itália. 


Para a partida decisiva em Gdansk, o técnico Slaven Bilic, que comanda a Croácia optou por mudar o esquema tático do time. Porque sabia que não daria para enfrentar os espanhóis de igual para igual. Então, ele mandou a campo sua equipe no 4-2-3-1. Com apenas Mandzukic no comando de ataque. Ele não é centroavante, mas vive uma fase muito boa. Os meias, da seleção tinha a responsabilidade de marcar o tempo inteiro. Setor que inclusive teve uma mudança, a entrada de Pranjic, no lugar de Perisic.

Já a Espanha era a mesma que venceu a Irlanda. Com Fernando Torres como o único homem de referência na frente. Os demais, sempre com uma movimentação muito grande. Mas, o problema para a fúria era que eles conseguiam fazer tramas ofensivas. Acabaram caindo em um sólido sistema defensivo croata. Que usou quase a mesma fórmula da Itália. Sempre três jogadores para cercar as triangulações espanholas. Isso, fez com que poucas vezes o goleiro Pletikosa fosse acionado. 

A pegada na marcação era tão grande, que quando ia sair para o contragolpe a Croácia tinha dificuldades. Pranjic teve uma boa aparição no ataque. Mas, falhou na conclusão. Mandzukic recebia poucas bolas. Era obrigado a voltar para recuperar-la. Na Espanha, quem tentava bastante se desvencilhar da marcação era David Silva. Que caia bem pela ponta direita. 

O jogo para o segundo tempo, seguiu de bastante paciência. Só que tinha um fator a mais. A Itália ia batendo a Irlanda, isso obrigava a Croácia a ter que vencer para se classificar. Porém, a seleção seguiu adotando a mesma postura. Com uma marcação forte. E dessa vez, os contra-ataques passaram a ser melhores aproveitados. A oportunidade croata de sair vencedora veio após uma jogada brilhante de Modric que cruzou de trivela para Rakitic. Que acabou parando em Casillas, autor de uma defesa fantástica.

Durante toda a segunda etapa, Casillas trabalhou bem mais que Pletikosa. A Espanha não se infiltrava na zaga adversária. Del Bosque tirou Torres e botou Jesús Navas. Um jogador que atua aberto pelas pontas. A mudança não surtiu efeito durante quase o tempo inteiro. Mas, no fim, foi ele quem fez o gol da fúria. Antes disso, a Croácia havia ido para cima. Voltando a jogar com dois atacantes com a entrada de Jelavic. Além de tirar Pranjic para por Perisic. Até Eduardo foi a campo no lugar de um volante. Apareceram boas chances, mas pararam em Casillas. Sérgio Ramos, zagueiro, também fez uma grande partida pela Espanha. 

Agora, a Espanha fica na expectativa para quem será seu adversário na próxima fase. Como se classificou em primeiro, pegará o segundo do Grupo D. Já a Itália outra classificada, enfrentará o primeiro, também do Grupo D.