A Itália teve uma ótima oportunidade para vencer a Croácia e ficar em boas condições no Grupo C. O jogo foi realizado, em Poznan, na Polônia. A Azurra teve um 1ª tempo muito bom. Aonde tomou a iniciativa do duelo e chegou a abrir o placar. Se Balotelli não tivesse perdidos tantos gols, poderia ter sido melhor. No 2ª tempo, quando os italianos resolveram administrar acabaram levando o empate. Mas, ainda acho a Itália favorita a passar. Porque não acredito muito que a Croácia passe pela Espanha.
Nesse duelo, caso ocorresse uma vitória croata poderia definir o rumo do grupo. A Itália sabendo disso, fez o seu papel de seleção grande. Tomou a inciativa do confronto. Com menos de 5 minutos Balotelli teve sua primeira aparição a frente de Pletikosa. O camisa 9 arriscou um chute que ganhou a linha de fundo. Os italianos eram mais incisivos. Porém, os atacantes não participavam tanto do jogo. Os meio-campistas não se aproximavam tanto deles.
Já a Croácia não fazia o jogo fluir como fez contra a Irlanda. Seus jogadores de meio de campo, não tinha a mesma liberdade para criar. Modric, Perisic e Rákitic tinham bem a mais obrigação de marcar, do que de atacar. Deixando Jelavic e Madzukic isolados. Pirlo, na Itália era quem comandava a equipe. o Esquema 3-5-2, contava bastante com as subidas dos laterais no ataque. Maggio era o que mais marcava presença.
O grande problema da Itália era Balotelli. Ele até fez um jogo melhor que o de estréia. Mas, perdeu muitos gols. Parecia um tanto que indiferente com a seleção. Antes de Pirlo abrir o placar de falta, Marchisio teve boas chances. Até o intervalo, a Itália soube comandar o jogo. Mas, não digo o mesmo na volta para a segunda etapa. No qual, a seleção voltou bem atrás.
Parecia que estavam contentes com o resultados. Tentaram administrar a vantagem. Mas, quando perderam o ítalo-brasileiro Thiago Motta contundido, a defesa se abalou um pouco. Ele estava dando bastante segurança no setor defensivo. Montolivo entrou em seu lugar, mas não mostrava a mesma pegada que o camisa 5. Do outro lado apoiado pelo torcedor que parecia maioria no estádio, a Croácia ia crescendo.
De fato, a pressão no arqueiro Buffon não era muito grande. Ele não foi exigido a fazer nenhuma grande defesa. Mas, os croatas começavam a encurralar seu adversário. Então, contando com uma bobeira da zaga italiana, o artilheiro do time Mandzukic empatou o jogo. Mostrando um bom oportunismo. A Itália havia acabado de mudar seu atacante. Balotelli por Di Natale. Não deu tão certo como no jogo contra a Espanha.
A equipe seguiu sem ter aquele mesmo rendimento do 1º tempo. Não esboçava aquela pressão. Já perto do final, Giovinco foi a campo. Deu mais mobilidade ao meio de campo italiano. Porém, não conseguiu mudar o cenário do jogo. Já a Croácia tentou renovar o fôlego. O treinador Slaven Bilic sacou Javelic para por Eduardo. Que correu bastante, mas efetivamente não produziu muito. O empate acabou sendo justo.
Na rodada final do Grupo C, a Itália precisa vencer a Irlanda, em Poznan, e contar com um perdedor entre Espanha e Croácia. Que jogam, em Gdasnk.