A Era Guardiola no Barcelona terminou da mesma forma que começou, com título. E curiosamente em cima do mesmo adversário de 2009. Contra o Atlhetic de Bilbao, na final da Copa do Rei, em Madrid por 3-0. Encerrando um ciclo mágico com chave de ouro. Foram quatro anos vitoriosos que não marcaram somente o futebol, mas sim a história do esporte. Temos que agradecer sempre por ter presenciado esse belo time. Que nesse tempo ganhou 14 de 19 títulos. Inexplicável !
Essa final de Copa do Rei levou os dois time muito motivado e mordidos a campo. O Barça queria a vitória para dar a Pep e também, para poder esquecer as perdas de campeonatos para Chelsea e Real Madrid. Enquanto o Atlhetic vinha de uma sofrida derrotada na final da Liga Europa, para o Atlético de Madrid. Então, essa final era de bastante importância para as duas escuderias.
O jogo teve um início alucinante do Barcelona. Pois em 2 minutos, a equipe chutou duas vezes ao gol adversário, com Pedro e Messi. O primeiro, não demorou muito para abrir o placar. Já aos 3 minutos, a equipe catalã estava em vantagem. E não parava de apertar a marcação. Isso deixa o time de Bilbao bem nervoso em campo. Sem saber ao certo o que fazer. Porque a marcação não encaixava.
Aos poucos o time do Athletic tentava sair. Mas, era muito difícil. O Barcelona avançava bem a marcação para retomar rápido a posse de bola. E dava certo. A equipe criava perigo constantemente. E antes dos trintas minutos do primeiro tempo a equipe já vencia por 3 a 0. Com Messi e Pedro novamente. Esse tento de Messi foi o de número 78 na temporada. Incluindo jogos do Barcelona e da Argentina. Passando Pelé, que em 1958 marcou 77 gols. Após ter o placar construído o Barça tirou o pé do acelerador.
O Athletic criou alguns lances. Exigindo que Pinto trabalhasse. E até chegou a reclamar de uma penalidade em cima de Llorente. Que sinceramente fiquei na dúvida. Na volta para o segundo tempo o Atlhetic voltou mais calmo em campo. O esquema 4-1-4-1 estava dando um pouco mais de resultado. Porém, era muito também por conta do Barcelona. Que não estava com o mesmo pique. Até por maioria dos jogadores estarem as vésperas de uma Eurocopa.
Mas, a pressão na saída de bola não mudava. Seguia a mesma. Isso atrapalhava muito as tentativas de ida ao ataque da equipe. Que era sempre bloqueadas. Apesar de que, em uma lance rápido o Bilbao quase diminuiu. Após um ótimo passe de Pérez para Gomez. Em jogadas aéreas o time também levou um leve perigo ao barça. Poderia ter executado mais. Pois Llorente é bom nisso e é o ponto fraco dos catalães.
No restante o Barcelona como já tinha o placar construído no primeiro tempo apenas administrou. Teve a oportunidade de aumentar em alguns momentos. Principalmente com Messi. Que teve dois bons lances. Uma inclusive no final do jogo. Mas, o título estava garantido. Um final merecido para quatro anos épico. Já o Athletic não tem muito a reclamar. Enfrentou o melhor time do mundo. E mesmo com os dois vices campeonatos, o clube fez uma excelente temporada.