sexta-feira, 25 de maio de 2012

Quem não faz, é eliminado!

O Vasco teve a oportunidade de passar de fase contra o Corinthians na Copa Libertadores da América. O jogo terminou em 1-0 para os paulistas, no Pacaembu. Mas, ainda quando estava 0-0 Diego Souza camisa 10 vascaíno perdeu a chance mais clara do equilibrado confronto. Um lance que não teve nos 180 minutos de duelo. Muitos vascaínos após o jogo ficaram protestando para a saída de Cristóvão Borges. Sinceramente eu acho que ele não teve nenhuma culpa nessa eliminação. Já o Corinthians volta a uma semifinal de Libertadores após 12 anos.

A tendência era que o jogo seria do mesmo jeito que no Rio de Janeiro. No qual foi bastante equilibrado. Mas dessa vez havia vantagens para alguns lados. Pois o Vasco precisava apenas empatar com gol para sair classificado de São Paulo. O técnico do Corinthians Tite não queria decisão nos pênaltis. E logo o time da casa tentou aquele famoso abafa inicial. Que não assustou muito os vascaínos. Apenas em um lance com Émerson.

Por as duas equipes serem a mesma de semana passada ajudava bastante nos sistema defensivos. O time da casa seguia sentindo a presença de alguém dentro da área. Um atacante de referência. Jorge Henrique e Émerson não conseguiam suprir isso. Eles estavam bem em campo. E se doando bastante para a marcação. Enquanto isso, o Vasco chegava mais ao ataque em bolas paradas com Juninho Pernambucano. Aonde ele tentava cruzar ou então surpreender o goleiro Cássio.

Da segunda metade do primeiro tempo até o final o Vasco se soltou mais em campo. E passou a criar um pouco mais de risco. A participação de Éder Luiz pelas pontas deu mais força a isso. E Juninho mais avançado permitia aos cariocas mais qualidade na armação das jogadas. Pois ele tinha a cobertura de Nilton e Rômulo que marcavam mais no meio. Nesse momento de domínio o Vasco teve a possibilidade de abrir o placar. Até mesmo por contar com rebotes de Cássio.

Para o segundo tempo era esperado que o jogo voltasse com mais cara de tudo ou nada. Porém, os dois clubes voltaram ainda mais cautelosos. O que deixou o jogo muito carregado. Com vários erros de passes. O que não é muito a característica de ambos. Mas, o nervosismo era claro nos rosto dos atletas. O Vasco novamente tomou o controle ofensivo. Criava com mais volúpia. O Corinthians explorava bastante as jogadas em velocidades. Mas, a finalização não ajudava muito.

Com a aproximação dos minutos finais, o time da casa resolveu encurralar os vascaínos no campo de defesa. Eram sequências de faltas levantadas na área e escanteios. Tendo em vista que estava difícil penetrar na zaga adversária. Só que em uma dessas, Alessandro o último homem jogou errado. E Diego Souza recuperou. Teve a chance mais clara do jogo. Ficou cara a cara com Cássio. Mas, acabou precipitadamente arrematando errado. Era só driblar o arqueiro.


Isso acabou incendiando o outro lado. Que teve mudanças no ataque. Entrou Liédson e Wiliam. No lugar dos outros dois atacantes. Mas, após bola na trave. O gol acabou vindo aos 43 com Paulinho. Um jogador curinga. Que apesar de ser volante, tem ótima presença de área. O resultado acabou sendo justo, porque na oportunidade que teve os paulistanos não bobearam.