domingo, 20 de maio de 2012

Napoli encerra jejum de 22 anos sem um título expressivo.

Desde 1990 na época de Maradona que o Napoli não ganhava um título de expressão na Itália. Que na ocasião foi o Campeonato Italiano. Então, nesse domingo os napolitanos celebraram o seu quarto título na Copa da Itália. Ao vencer a Juventus por 2-0, no Olímpico de Roma. Um troféu que foi merecido. Pelo ressurgimento do clube no cenário nacional. Após frequentar a série C nos meados da década passada. Já para a Juve a vitória poderia fechar com chave de ouro uma temporada perfeita. Com dois títulos invictos. Mas, a derrota acabou impedindo isso. O mais triste disso, é porque foi o último jogo de Del Piero com a camisa alvinegra.

As duas equipes se enfrentaram a um pouco mais de um mês pelo Calcio. A Juventus venceu por 3-0 com um show de bola. Mas, o campeonato era outro. Dessa vez se tratava de uma final. Portanto não seria fácil para Juventus repetir o feito. A equipe tem até mais qualidade técnica. Mas, o Napoli não fica muito atrás. Tem jogadores de primeira linha. Como os sul-americanos Cavani e Lavezzi. Dessa maneira por ser um jogo único, tudo poderia acontecer. 

Assim que a bola rolou a partida começou bastante equilibrada. Mas, aos poucos o Napoli tomou a iniciativa do jogo. Forçando na marcação e sendo mais agressivo no ataque. Ao contrário da Juventus. Que não sabia o que fazia com a bola. Era sempre chutão para frente. Já os napolitanos quase marcaram o primeiro gol com alguns bons lances de Lavezzi, Cavani e Hamsik. Sempre o tripé da equipe levando perigo. Mas isso, não se prolongou além dos 15 minutos. 

Após, a Juventus resolveu sair mais um pouco. Marchisio e Pirlo acertaram mais os passes. E a equipe passou a incomodar o arqueiro De Sanctis. Talvez o melhor momento tenha sido em um chute de Marchisio. A "Velha Senhora" não tinha muita liberdade para entrar na área tabelando. Conseguia bons lances, com arremates de longa distância. Del Piero sofria uma marcação bem forte. O jogo acabou entrando em um momento que as equipes ficaram muito cautelosas. 

Até o intervalo foi assim. E no início do segundo tempo não mudou muito. Parecia que teríamos prorrogação. Se fosse por vontade dos Napolitanos isso não aconteceria. A equipe assim como no início do 1ª tempo estava demostrando mais vontade. E muito rigor na defesa. Marcando bem forte os homens de frente da Juventus. Por ser melhor em campo, a equipe encontrou o gol. Após uma penalidade corretamente marcada. Que Cavani converteu.

A adversidade no placar obrigou a Juventus ir para o ataque. Conti renovou o sangue no ataque. Mas, a equipe seguia sem muita criatividade no meio de campo. Os pensadores do time não estavam bem. Além de baterem de frente com uma forte marcação. Os espaços para contragolpes foram aparecendo. E o Napoli estava se aproximando de mais um gol. A entrada de Pandev deu mais força a isso. Foi ele quem deu o belo passe para Hamsik matar o jogo. Após mais um tento sofrido, a Juve perdeu a cabeça. Tanto que Quagliarela foi expulso. Depois de dar uma cotovelada em Aronica.


Uma temporada que o Napoli voltou a Champions League. Fez um excelente papel chegando as oitavas de final. Sendo eliminado pelo campeão Chelsea. E dando um enorme trabalho. No Calcio a equipe tropeçou bastante. Tanto que não alcançou a vaga de UCL. Mas, não foi de se lamentar. Pelo contrário. E esse título em cima da Campeã italiana que ainda não tinha perdido na temporada mostra isso. Parabéns os SC Napoli.