Após 24 anos, o "gigante" Penãrol volta à uma final de Libertadores.
Vélez 2 x 1 Peñarol: O gigante uruguaio 5 vezes campeão da América, volta a final da Libertadores após 24 anos. A equipe conseguiu segurar os argentinos, em um jogão. Que envolveu todos os ingredientes para uma verdadeira semifinal de Libertadores. Mesmo com a derrota, o gol fora de casa foi predominante para a passagem para a final. Com a vaga garantida, Peñarol e Santos, irão reeditar a final da Libertadores de 1962. Aonde a equipe brasileira saiu campeã. E agora, será que tem revanche ? Só vendo mesmo para saber.
No primeiro tempo o Peñarol começou melhor. A equipe estava melhor distribuída em campo. Enquanto o Vélez, se encontrava ansioso, a tal ponto de errar frequentes saídas de bolas. Durante os 15 minutos iniciais, os uruguaios foram bem mais perigosos. Mas o Vélez começou acelerar o seu jogo, por consequência a equipe passou a levar mais perigo. Porém por um infelicidade do zagueiro argentino Ortiz, que saiu jogando errado. Isso acabou resultando no gol uruguaio. Lembrando, que era o pior momento do Peñarol na partida. O Vélez sentiu o golpe, mas de reestruturo rápido. Teve um gol legítimo anulado. Porém, no último minuto do jogo 1° tempo, Tobio acabou empatando o jogo.
A segunda etapa começou com as duas equipes bem nervosa. O Peñarol conseguia marca bem o Vélez. Fazendo com que os argentinos dominasse a posse de bola, mas não conseguissem criar chances claras de gols. Os lances mais agudos do Vélez, era de chutes de longas distância. O Peñarol teve uma grande chance para liquidar o jogo. Martinuccio armou um ótimo contra-ataque, Porém Oliveira não aproveitou a grande oportunidade. Então, aquele velho ditado foi posto em prática: quem não faz, leva! Dois minutos depois, Santiago Silva fez um golaço, em um belo chute de fora da área. Neste momento, os argentinos precisavam de apenas 1 gol. Os torcedores do Vélez, acabaram vendo seu zagueiro Ortiz sendo expulso. Minutos depois viu a chance da classificação nos pés de Santiago Silva. Na penalidade máxima que ele iria bater. Sofrida pelo melhor jogador do Vélez no jogo, Martínez. Só que o herói do 2° gol, acabou virando vilão no final. Nos minutos restante, os argentinos não esboçaram muita reação, facilitando a marcação uruguaia.
Será uma grande final de Libertadores. Esse time do Peñarol vai dar trabalho demais para o time brasileiro.