quinta-feira, 30 de maio de 2013

Luis Fabiano marcou três vezes, mas foi Aloísio "o cara" da goleada tricolor.

Pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo recebeu no Morumbi o Vasco da Gama, duelo de duas equipes que viam de vitória na primeira jornada. No primeiro tempo, o confronto foi basicamente truncado e equilibrado. Já nos últimos 45 minutos, o tricolor paulista deu show e aplicou uma goleada de 5-1 sobre o rival. Destaque para Luis Fabiano que marcou três vezes, porém, o cara do jogo foi o Aloísio, que fez gol, deu assistência, ajudou na marcação, tudo isso com o ombro machucado.

A esperança para o torcedor vascaíno, é que o técnico Paulo Autuori consiga fazer milagre com um elenco fraquíssimo. Pois bem, ele teve pouco mais de um mês para dar um jeito, e estreou na competição vencendo. Contra o São Paulo, armou o time no 4-3-3 quando atacava e sem a bola, virava um 4-4-2, com o Alisson fechando no meio de campo.

Baseado nisso, o time mostrou segurança para defender, e conseguia anular muito bem as investidas são-paulinas. As duas linhas de quatro do Vasco eram bem compactas, e os homens de criação do São Paulo, tinham enormes dificuldades para produzirem algo.

O problema dos cruzmaltinos estava quando possuía a bola, porque os jogadores pareciam não saber o que fazer. Encontravam do outro lado um sistema defensivo bem armado, pelo Ney Franco. E mais, o Vasco não tinha um armador, pois Fellipe Bastos, Wendel e Sandro Silva, são volantes. Além de Éder Luiz e Alisson apelarem para a correria, que no fim não dava em nada.

Já o São Paulo que entrou em campo no 4-3-3, como já falei, tinha problemas para penetrar na defesa vascaína. E Osvaldo e Silvinho os pontas da equipe, não estavam conseguindo chegar com muita velocidade. O meio também foi um problema, pois Rodrigo Caio é mais de marcação. Denílson estava errando muitos passes e Roni, demorou a aparecer para a partida. 

Inteligente, Ney Franco tinha uma boa carta na manga para o segundo tempo. Ele tirou Silvinho que não rendeu o esperado e colocou Aloísio, homem mais de área, que iria trabalhar junto com Luis Fabiano. Então, o São Paulo que terminou a primeira metade da partida melhor, no qual chegou a colocar uma bola no travessão com Douglas, voltou fazendo pressão. Mas, no primeiro lance Aloísio machucou o ombro. O Boi Bandido ignorou as dores e se manteve em campo, sendo fundamental para o resultado.

O Vasco suportou a pressão do São Paulo até Luis Fabiano acertar um petardo na meta de Michael Alves, fazendo 1 a 0. Esse gol desnorteou completamente o gigante da colina. Autuori buscou alternativas no seu modesto banco, mas não encontrou saídas, e via o adversário com mais confiança. Foi então, que Aloísio aumentou a conta, após dar assistência para o gol de Fabuloso, foi a vez do camisa 19 receber um belo passe de Lúcio.

Os jogadores vascaínos não marcavam, não seguravam a bola e muito menos atacavam. Por outro lado, o São Paulo dominava as ações. Denílson melhorou nessa etapa final, e comandava a equipe no meio de campo. As opções pelas laterais, também foram um caminho encontrado pelos paulistas, que chegaram ao terceiro com Carleto. Dois minutos depois, Luis Fabiano fez o quarto.

Houve tempo ainda, para Rogério Ceni falhar, e permitir ao Vasco descontar com Dakson. Mas já próximo aos acréscimos, Luis Fabiano contou com a colaboração do zagueiro vascaíno Luan, e fechou a goleada. Destaque para Ney Franco que soube ler a partida e colocou Aloísio que mudou a história da peleja.

Na 3ª rodada, o São Paulo enfrenta o Atlético Mineiro, Minas Gerais. Enquanto o Vasco visita o Vitória.