>> Pontos positivos e negativos
Na pre-season seria difícil que alguém apontasse o New York Red Bulls como campeão da Supporters' Shield - o título de melhor campanha da temporada regular. A franquia, que tem a menor folha salaria da Liga, surpreendeu e levou pela segunda vez o caneco para casa. A presença do FC Dallas, na primeira posição do Oeste, e o Vancouver Whitecaps, como a segunda, também não eram previstas antes da temporada começar.
Foi uma temporada regular com um nível muito bom - melhor do que a última, por exemplo - e que tivemos jogos memoráveis. Orlando City, que lutou até o fim por uma vaga, e o New York City fizeram campanhas satisfatórias para quem estreou na MLS.
Chicago Fire, Colorado Rapids, Real Salt Lake e Houston Dynamo, todas com ao menos um título da MLS Cup, mais uma vez decepcionaram e fizeram campanhas medíocres em 2015. Hora de repensar e ver o que está acontecendo de errado.
Outro ponto importante que é preciso se dito está relacionado as franquias canadenses. Vancouver Whitecaps, Montréal Impact e Toronto FC classificados juntos pela primeira vez aos Playoffs. É um fato inédito na história da Liga as três franquias do Canadá chegarem juntas à pós-temporada. Mais que isso, com times fortes e que podem alcançar a decisão.
>> O que de fato importa
Vamos conversar agora sobre o que de fato importa: The Playoffs! Na quarta-feira (28) e quinta-feira (29), serão quatro partidas em que não existe nenhum time totalmente favorito perante ao adversário. Pelo contrário, o equilíbrio marca esses embates.
>> DC United x New England Revolution
Por sua vez, os Revs tiveram altos e baixos na temporada, contudo chegam a este momento decisivo com os jogadores importantes, como Nguyen, Davies e Jones, por exemplo, recuperando a melhor forma física e técnica. A princípio, diante de uma melhor fase de seus jogadores, o NE leva uma ligeira vantagem, mas vai precisar aproveitar as oportunidades que terá - sem margem de erro. O elenco é experiente e tem tranquilidade em partidas como esta, não atoa chegou a MLS Cup em 2014.
>> Seattle Sounders x Los Angeles Galaxy
Mais um capítulo desta rivalidade que parece ser memorável. É impressionante como estes dois times sempre se enfrentam em pós-temporada. Na noite de quarta-feira (30) teremos a honra de assistir uma verdadeira batalha dentro de campo. Na última temporada, as duas franquias fizeram a final da Conferência Oeste, com o LA levando a melhor e chegando à final. Desta vez, o duelo será mais cedo, nas quartas de final do Oeste, e na casa do Seattle, o CenturyLink Field, que deve receber mais de 40 mil torcedores.
Existe favorito? Não. Apesar de jogar em casa, contar com uma melhora no rendimento de Clint Dempsey, Oba Oba Martins, o Sounders precisará jogar em um nível altíssimo para superar o Galaxy, em casa. Porque mesmo atuando como mandante, a história mostra que o Seattle sempre encontra dificuldades para bater o LA. Do outro lado da moeda, a queda de rendimento do Los Angeles é nítida. Pode entrar dos fatores: primeiro o desgaste físico de determinados atletas, como Gerrard e Keane, por exemplo. Ou então, a tirada de pé do acelerador. Já com a vaga garantida, a equipe começou a se poupar para esta parte da temporada, onde o time cresce e costuma a desbancar os principais rivais.
>> Montréal Impact x Toronto FC
Um duelo canadense para esquentar uma terra gelada. Montréal Impact e Toronto prometem uma partida em alto nível técnico - pela característica de seus jogadores - e que deve ser lembrada por muito tempo pelo torcedores. O jogo acontece na quinta-feira (29), na casa do Impact, no Stade Saputo.
O equilíbrio deste confronto é impressionante. São duas equipes que jogam um futebol bem vistoso e sempre para frente. Os ataques são as principais armas, do lado do Montréal tem Drogba, que em 11 jogos marcou 11 gols, e Piatti. Já do lado dos Reds tem Giovinco, artilheiro da Liga, e Altidore. Ambos os times terminaram a temporada regular em alta e no último jogo se enfrentaram e terminou com a vitória dos Blues por 2-1. Mas, acredito que este jogo não influencie em nada nos 90 minutos mais importantes da história deste derby.
>> Portland Timbers x Sporting Kansas City
Dois grandes times, que sofreram com a tal irregularidade durante a temporada. O confronto que vale vaga à semifinal acontece na quinta-feira (29), no Providence Park, casa do Timbers. Os mandantes terminaram bem a reta final da primeira fase, com três vitória importantíssima - e uma goleada expressiva sobre o LA Galaxy por 5-2 na Califórnia. É para ficar de olhos abertos. O bom futebol mostrado por Lucas Melano, o retorno da boa técnica de Valeri e o ressurgimento de Chará, além do poder de conclusão de Adi, colocam o Portland com um ligeiro favoritismo - o fator campo também pode pesar.
No outro lado, o Sporting viveu momentos bons na temporada e foi apontado por especialistas norte-americanos como uma dos favoritos à MLS Cup. Nomes como Feilhaber, Zusi, Dwyer e Németh caíram um pouco de rendimento nesta reta de chegada - e isso quase tirou o Kansas City dos Playoffs. Contudo, caso estejam em seus dias brilhantes, podem decidir a qualquer momento.
>> Palpites
Vou apostar então nos meus palpites, com embasamento no que disse acima e claro no chutômetro. Boa Sorte!
>> DC United 1 x 2 NE Revolution
>> Seattle Sounders 0 x 1 LA Galaxy
>> Montréal Impact 3 x 2 Toronto FC
>> Portland Timbers 2 x 1 Sporting Kansas City