terça-feira, 27 de outubro de 2015

[COLUNA] Chegou a hora! Temporada regular termina e Playoffs da MLS serão marcados pelo equilíbrio

Chegou o momento mais esperado da temporada, os Playoffs da Major League Soccer 2015. A principal Liga de futebol dos Estados Unidos/Canadá entra na fase mais decisiva, onde se separa os homens dos meninos. Nesta semana acontecem os jogos de quartas de final, que serão realizados em partidas únicas, com um alto nível de emoção nos confrontos. 

>> Pontos positivos e negativos

Na pre-season seria difícil que alguém apontasse o New York Red Bulls como campeão da Supporters' Shield - o título de melhor campanha da temporada regular. A franquia, que tem a menor folha salaria da Liga, surpreendeu e levou pela segunda vez o caneco para casa. A presença do FC Dallas, na primeira posição do Oeste, e o Vancouver Whitecaps, como a segunda, também não eram previstas antes da temporada começar. 

Foi uma temporada regular com um nível muito bom - melhor do que a última, por exemplo - e que tivemos jogos memoráveis. Orlando City, que lutou até o fim por uma vaga, e o New York City fizeram campanhas satisfatórias para quem estreou na MLS. 

Chicago Fire, Colorado Rapids, Real Salt Lake e Houston Dynamo, todas com ao menos um título da MLS Cup, mais uma vez decepcionaram e fizeram campanhas medíocres em 2015. Hora de repensar e ver o que está acontecendo de errado. 

Outro ponto importante que é preciso se dito está relacionado as franquias canadenses. Vancouver Whitecaps, Montréal Impact e Toronto FC classificados juntos pela primeira vez aos Playoffs. É um fato inédito na história da Liga as três franquias do Canadá chegarem juntas à pós-temporada. Mais que isso, com times fortes e que podem alcançar a decisão. 

>> O que de fato importa

Vamos conversar agora sobre o que de fato importa: The Playoffs! Na quarta-feira (28) e quinta-feira (29), serão quatro partidas em que não existe nenhum time totalmente favorito perante ao adversário. Pelo contrário, o equilíbrio marca esses embates. 

>> DC United x New England Revolution 
DC United e New England Revolution abrem os Playoffs na quarta-feira, no Robert F Kennedy, em DC, casa do United. O DC teve até a metade da temporada regular um campanha perfeita - chegou a abrir 11 pontos de diferença do segundo colocado - e era apontado com um dos grandes favoritos. Mas, a equipe perdeu força e começou a sucumbir perante os adversários fortes e fracos também. Nesta última semana da MLS, perdeu por 5-0 para o Columbus Crew e entra pressionado na pós-temporada. Jogar contra o NE, é uma missão árdua para qualquer time, principalmente quando a casa não está tão arrumada. 

Por sua vez, os Revs tiveram altos e baixos na temporada, contudo chegam a este momento decisivo com os jogadores importantes, como Nguyen, Davies e Jones, por exemplo, recuperando a melhor forma física e técnica. A princípio, diante de uma melhor fase de seus jogadores, o NE leva uma ligeira vantagem, mas vai precisar aproveitar as oportunidades que terá - sem margem de erro. O elenco é experiente e tem tranquilidade em partidas como esta, não atoa chegou a MLS Cup em 2014. 

>> Seattle Sounders x Los Angeles Galaxy
Mais um capítulo desta rivalidade que parece ser memorável. É impressionante como estes dois times sempre se enfrentam em pós-temporada. Na noite de quarta-feira (30) teremos a honra de assistir uma verdadeira batalha dentro de campo. Na última temporada, as duas franquias fizeram a final da Conferência Oeste, com o LA levando a melhor e chegando à final. Desta vez, o duelo será mais cedo, nas quartas de final do Oeste, e na casa do Seattle, o CenturyLink Field, que deve receber mais de 40 mil torcedores. 

Existe favorito? Não. Apesar de jogar em casa, contar com uma melhora no rendimento de Clint Dempsey, Oba Oba Martins, o Sounders precisará jogar em um nível altíssimo para superar o Galaxy, em casa. Porque mesmo atuando como mandante, a história mostra que o Seattle sempre encontra dificuldades para bater o LA. Do outro lado da moeda, a queda de rendimento do Los Angeles é nítida. Pode entrar dos fatores: primeiro o desgaste físico de determinados atletas, como Gerrard e Keane, por exemplo. Ou então, a tirada de pé do acelerador. Já com a vaga garantida, a equipe começou a se poupar para esta parte da temporada, onde o time cresce e costuma a desbancar os principais rivais.

>> Montréal Impact x Toronto FC
Um duelo canadense para esquentar uma terra gelada. Montréal Impact e Toronto prometem uma partida em alto nível técnico - pela característica de seus jogadores - e que deve ser lembrada por muito tempo pelo torcedores. O jogo acontece na quinta-feira (29), na casa do Impact, no Stade Saputo. 

O equilíbrio deste confronto é impressionante. São duas equipes que jogam um futebol bem vistoso e sempre para frente. Os ataques são as principais armas, do lado do Montréal tem Drogba, que em 11 jogos marcou 11 gols, e Piatti. Já do lado dos Reds tem Giovinco, artilheiro da Liga, e Altidore. Ambos os times terminaram a temporada regular em alta e no último jogo se enfrentaram e terminou com a vitória dos Blues por 2-1. Mas, acredito que este jogo não influencie em nada nos 90 minutos mais importantes da história deste derby. 

>> Portland Timbers x Sporting Kansas City
Dois grandes times, que sofreram com a tal irregularidade durante a temporada. O confronto que vale vaga à semifinal acontece na quinta-feira (29), no Providence Park, casa do Timbers. Os mandantes terminaram bem a reta final da primeira fase, com três vitória importantíssima - e uma goleada expressiva sobre o LA Galaxy por 5-2 na Califórnia. É para ficar de olhos abertos. O bom futebol mostrado por Lucas Melano, o retorno da boa técnica de Valeri e o ressurgimento de Chará, além do poder de conclusão de Adi, colocam o Portland com um ligeiro favoritismo - o fator campo também pode pesar.

No outro lado, o Sporting viveu momentos bons na temporada e foi apontado por especialistas norte-americanos como uma dos favoritos à MLS Cup. Nomes como Feilhaber, Zusi, Dwyer e Németh caíram um pouco de rendimento nesta reta de chegada - e isso quase tirou o Kansas City dos Playoffs. Contudo, caso estejam em seus dias brilhantes, podem decidir a qualquer momento. 

>> Palpites

Vou apostar então nos meus palpites, com embasamento no que disse acima e claro no chutômetro. Boa Sorte!

>> DC United 1 x 2 NE Revolution 
>> Seattle Sounders 0 x 1 LA Galaxy
>> Montréal Impact 3 x 2 Toronto FC
>> Portland Timbers 2 x 1 Sporting Kansas City