terça-feira, 25 de agosto de 2015

[COLUNA] A dois meses dos playoffs, 18 dos 20 times ainda possuem chance disputar a pós-temporada da MLS

No último domingo (23) se encerrou a semana 25 da MLS. A corrida para a pós-temporada está cada vez mais acirrada e - na opinião desse humildade blogueiro -, 18 dos 20 times têm chances de alcançarem os playoffs de 2015. Apenas Colorado Rapids e Chicago Fire dificilmente vão chegar a disputa pelo título. 

Quando estávamos ainda na pre-season, os responsáveis pela Liga sempre deixaram claro que essa seria uma das melhores edições do torneio - ou a melhor. Aperitivos não faltavam, como as estreias das franquia Orlando City e New York City, além das boas ações das equipes no mercado de transferência. 

Até o momento, a temporada regular da 20ª edição da MLS vem sendo marcada pelo constante equilíbrio, bons jogos e a exibição de estrelas do futebol mundial. A dois meses para o fim desta primeira fase, alguns times estão bem encaminhados, mas outros terão que brigar muito para garantir a vaga a pós-temporada. 

Conferência Leste

Desde o começo da temporada regular, o DC United vem - assim como em 2014 -, absoluto na Conferência e liderando com folga. Nesta edição, a equipe da capital chegou a abrir 11 pontos de frente, atualmente a vantagem para o New York Red Bulls são de - apenas - cinco pontos (44-39). Contudo, o United tem quatro jogos a mais que o NY. Ou seja, na média de pontos por jogo, o Red Bull lidera com 1,70 contra 1,63. 

No atual momento do torneio, as duas franquias parecem que vão assegurar suas respectivas vagas aos playoffs sem muito sofrimento. Na temporada passada, o NYRB foi a pós-temporada com a última vaga do Leste e mesmo assim chegou até a final da Conferência, mas foi derrotado pelo NE Revolution. 

Ainda em situação indefinida, devido as alternâncias que tem entre uma semana e outra, está o Columbus Crew, que aparece na terceira posição, com 38 pontos. A média de pontos é bem inferior aos líderes do Leste, 1,46. Mas, pela margem de dez pontos que conseguiu conquistar para o último time fora do grupo de classificados, o New York City, a vaga deve ser confirmada. Outros dois times que aparecem também com relativa 'gordurinha' para os rivais: Toronto FC e o New England Revolution, que somam 34 pontos cada. 

Agora, relativamente na briga por uma vaga, aparecem quatro equipes do Leste. O Montréal Impact, que atualmente é o sexto colocado, com 28 pontos, é o que tem a maior probabilidade de ir às finais. A equipe canadense tem média de pontos de 1,27, que é superior a do New York Ciy (1,12), Orlando City (1,08) e Philadelphia Union (1,04). 

O Montreal, NYC e os Lions aparecem com 28 pontos e o Philly com 27, porém o Impact possui uma média, porque jogou apenas 22 vezes na temporada e ainda tem mais 12 partidas para realizar. Enquanto os demais tiveram 26 embates. 

Quem, na minha opinião, não tem mais chance de chegar a fase de mata-mata é o Chicago Fire. O campeão de 1998 teve uma péssima campanha em 2014, quando terminou a temporada regular em penúltimo lugar, com 36 pontos, e na atual tem o título de 'pior time da Liga', com apenas 23 pontos em 24 partidas disputadas. Uma média pífia de 0,96. 

Conferência Oeste

O LA Galaxy sempre aparece no topo do Oeste. A franquia Angelina assumiu neste último final de semana a liderança da Supporters' Shield, título que não vence desde 2011. Apesar ocupar a primeira posição da Conferência, com 46 pontos, virtualmente quem lidera é o Vancouver Whitecaps, que tem um ponto a menos, 45. Os canadenses têm média de pontos por jogo de 1,73 contra 1,70 dos atuais campeões da MLS Cup. Isso por conta de um jogo a mais realizado por LA (27-26). 

Outros dois times que vêm bem encaminhados chamam-se: Sporting Kansas City e Portland Timbers, que aparecem em terceiro e quarto lugar, com 40 pontos. Analisando a média de pontos, o SKC é bem superior 1,67 contra 1,54. Os Timbers jogaram 26 vezes, enquanto o Kansas City, 24. Essa média baixa do Portland faz inclusive com que o FC Dallas, que esteve bem, mas agora passa por um momento de baixa, tenha média superior, 1,58. O time texano tem 38 pontos e aparece em quinto lugar. 


O Oeste tem a mesma definição que o Leste: quatro equipes brigando por uma vaga. Claro, que por termos ainda mais dois meses de competição, isso pode mudar e equipes que estão em cima da tabela podem ter uma queda de rendimento ou algo do gênero. 

Mas, o Seattle Sounders, que era tido como favorito ao título, se perdeu durante o torneio e vem em queda de futebol e de rendimento dentro de campo. Em quinto lugar, com 35 pontos, se valesse a vaga aos playoffs pela média de pontos, o atual campeão da Supporter's Shield estaria de fora da pós-temporada. O San Jose Earthquakes, que é o sexto colocado também com 35, tem média 1,40 que é superior aos 1,35 do Seattle. 

Com 32 pontos e tentando pegar todas as forças para uma arrancada heroica estão o Houston Dynamo e o Real Salt Lake. As equipes não possuem médias relativamente boas, 1,28 e 1,23, respetivamente. Na última edição, o Dynamo que foi vice-campeão em 2012 e 2011, se quer avançou e o RSL, vice em 2013, foi massacrado pelo LA Galaxy nos playoffs. 

Campeão em 2010, o Colorado Rapids tentou esboçar reação em diversos momentos no campeonato. O próprio técnico Pablo Mastroeni afirmou acreditar em uma vaga da franquia de Denver, porém analiso como remota as chances. 

Essa é uma breve análise de como está a corrida para os playoffs e como cada equipe se encontra neste momento crucial da temporada regular da MLS.