Último campeão, o Cruz Azul não vai defender o título no mata-mata |
De fato, o glamour da CCL não chega próximo ao da UCL e da CLA - principalmente na primeira fase -, no qual participam times basicamente semi-profissionais, e por isso, as equipes favoritas acabam colocando times mistos ou então aplicam goleadas históricas. Mas, ainda assim, a rivalidade em determinados jogos e o tempero latino, fazem com que a competição tenha um gosto diferente e a disputa seja acirrada, lembrando a Libertadores.
Sabor de tequila
América-MEX é um dos favoritos ao título |
Surgem como principais candidatos ao título e mais uma vez representar o México no Mundial, o América do México e o Pachuca. Foram duas campanhas fortíssimas na primeira fase e com destaque para o número de gols marcados: 19 do América e 17 do Pachuca, isso em quatro jogos disputados.
Por que os times da MLS não vencem?
Disputado desde 1962 - sendo que em 1965, 66 e 2001 não foram disputados - apenas duas vezes um time dos Estados Unidos conseguir erguer a Conca Champions. Primeiro o DC United em 1998 e depois o LA Galaxy em 2000. Mas, a tarefa para a equipes da Major League Soccer não é tão simples quanto para os demais adversários.
Por exemplo, o mata-mata inicia nesta terça-feira, 24 de fevereiro, porém os times da MLS ainda estão em pré-temporada e não realizaram nenhum jogo pela competição nacional. A abertura acontece apenas no dia 6 de março. Ou seja, estão bem atrás no quesito físico, dos times mexicanos - favoritos ao títulos - que na atual temporada já realizaram ao menos sete partidas oficiais pelo campeonato local.
Torcida fanática do DC United espera o bicampeonato da Champions |
Para este playoffs, apenas duas equipes vão representar a MLS: DC United e o Montréal Impact, do Canadá. O DC foi a única equipe 100% na primeira fase e almeja manter o ritmo. Já no Impact, muito pelo jogadores latinos que têm no elenco, o desejo de conquistar a taça é grande, basta saber se vai conseguir lidar com a falta de ritmo de jogo.
Os concorrentes dos mexicanos
Jogadores do Herediano comemorando a vaga |
A Costa Rica conseguiu colocar três representantes nessa fase de quartas de final, a Alajuelense - semifinalista na última edição -, o Saprissa - campeão em 2005 - e o Herediano. Inclusive, na fase de grupos, a Alajuelense eliminou o atual campeão Cruz Azul, conseguindo uma campanha mais qualificada na chave 6.
O outro postulante da América Central é o Olimpia, de Honduras, país que também tem um interesse no futebol e que esteve na última Copa do Mundo. Porém, entre os classificados, é a menos cotado para sair com um possível título, embora tenha deixado para trás na fase de grupos o Portland Timbers, forte time dos Estados Unidos.
Os jogos de ida acontecem nesta terça, quarta e quinta-feira. Confira o calendário!
Terça-feira (24)
Olimpia vs Herediano
Quarta-feira (25)
Pachuca vs Montréal Impact
Deportivo Saprissa vs América do México
Quinta-feira (26)
Alajuelense vs DC United