O que era questão de tempo se tornou realidade na noite de sábado (11), em Utah, pela semana 31. O Real Salt Lake jogando diante do seu torcedor, no Rio Tinto Stadium, venceu o San Jose Earthquakes por 2-0 e garantiu matematicamente e vaga nos playoffs da MLS.
Com a vitória o RSL chegou aos 52 pontos e se manteve na terceira posição do Oeste. Já o SJ amarga a lanterna da mesma Conferência, com 29.
Jogando em casa, com estádio lotado e um adversário inferior tecnicamente, o Real tinha a obrigação e a necessidade de vencer para se garantir com antecedência na pós-temporada. A equipe começou pressionando os Quakes e aos poucos as oportunidades foram aparecendo. Aos 24 minutos, saiu o primeiro gol, com Grabavoy acertando um chute de fora da área. Já aos 29, Velásquez aumentou a vantagem para o Salt Lake para 2 a 0.
Na etapa final, o San Jose permaneceu sem levar muito perigo ao gol adversário. O time da Califórnia estava completamente dominada e não mostrava reação. Com o jogo administrado, o RSL buscava matar a partida, mas controlava bem o tempo e a bola para não correr riscos desnecessários.
Na semana 32, o RLS visita o Portland Timbers, na sexta-feira (17). Já os Quakes recebem o Vancouver Whitecaps, no sábado (18).
Confira os melhores momentos da vitória do Real Salt Lake por 2-0: