Na vice-liderança da Conferência Leste, o DC United entrou em campo nesse domingo (20), no seu estádio, o Robert F. Kennedy Stadium, em Washigton DC, precisando vencer o Chivas US, para não ver o Sporting KS disparar. Nos 90 minutos a equipe conseguiu o objetivo e garantiu a vitória por 3-1, finalizando a Week 19 da MLS.
Com o triunfo obtido, o DC chega aos 34 pontos, com um jogo a menos que o Sporting Kansas City, que tem 35 pontos. Já o Chivas US perdeu a oportunidade de colar no G5 - zona de playoffs - e permanece em sétimo no Oeste, com 23 pontos.
O primeiro tempo foi empolgante. O DC United teve os 15 primeiros minutos exercendo aquela típica pressão de dono da casa. O Chivas resistiu e após esse período, começou a se lançar ao ataque, usando principalmente velocidade de Chávez e Torres. Quando estava as equilibrando ações, veio o golpe para a franquia da Califórnia, que foi o gol de pênalti marcado por Johnson aos 25 minutos. Dos 30 minutos até o intervalo, a partida foi eletrizante.
O Chivas se soltou de vezes e passou a aumentar o ritmo das jogadas, usando sempre as beiradas do campo. Porém, havia muita dificuldade para encontrar alguém dentro da área posicionado para marcar, a defesa do DC estava bem postada. Os mandantes não ficaram para trás e quase fizeram o segundo com Johnson.
No segundo tempo, o ímpeto do Chivas US cessou e o DC United teve mais tranquilidade para administrar a peleja. Principalmente, quando Kitchen, aos 59, marcou o segundo. Onze minutos depois, foi a vez de Lucas Silva fazer o terceiro e garantir a vitória dos locais. Entretanto, já na reta final, aos 84, Erick Torres - representante do Chivas no All-Star Game - descontou de pênalti e fez o seu 14º gol na temporada.
O DC United só volta a jogar no dia 30, contra o Toronto FC, novamente no Robert F. Keenedy. Já o Chivas US enfrenta o Colorado Rapids na próxima sexta-feira (25), no Dick's Sporting Goods Park, em Denver.
RESULTADOS DE SÁBADO (19)
> PORTLAND TIMBERS 2 x 1 COLORADO RAPIDS
> SPORTING KANSAS CITY 2 x 1 LOS ANGELES GALAXY
> COLUMBUS CREW 2 x 1 MONTREAL IMPACT
> CHICAGO FIRE 1 x 1 PHILADELPHIA UNIÓN
> HOUSTON DYNAMO 2 x 2 TORONTO FC
> FC DALLAS 2 x 0 NEW ENGLAND REVOLUTIONS
> REAL SALT LAKE 1 x 1 VANCOUVER WHITECAPS