Aos 30 anos, Philipp Lahm anunciou nesta sexta-feira (18), a aposentadoria da seleção da alemã. No último domingo (13), o jogador se sagrou campeão do mundo e foi o capitão do tetracampeonato mundial da Alemanha conquistado diante da Argentina, no Maracanã. A decisão pegou o mundo do futebol de surpresa. Inclusive, Wolfgang Niersbach, presidente da DFB - Federação Alemã de Futebol.
- Philipp me ligou esta manhã e me informou pessoalmente essa notícia. Durante a nossa conversa, percebi muito rapidamente que não teria como tentar convencê-lo de sua decisão - contou o presidente.
Philipp Lahm atuou 113 vezes pela Alemanha - todas como titular - e participou de grandes competições com a seleção. As Eurocopas de 2004, 2008 e 2012, além dos Mundiais de 2006 - autor do primeiro gol do torneio -, 2010 e 2014.
As homenagens e agradecimentos do presidente da federação mostraram a importância do jogador que atuou como lateral esquerdo, direito e meio-campista com a camisa da Alemanha.
- Ele não era apenas um jogador excepcional para a equipe nacional nestes 10 anos, mas sempre foi um modelo a seguir. Eu agradeci-lhe por tudo o que ele alcançou para a DFB - finalizou.
O técnico da Alemanha, Joachim Löw contou da parceria com o jogador e disse que foram dez anos para se orgulhar.
- Philip sempre foi um parceiro muito importante com quem discutia idéias. Ele pode se orgulhar de sua carreira na seleção - contou o técnico campeão do mundo.
Até mesmo a chanceler alemã Angela Merkel prestou homenagem a Lahm, que honrou a camisa da seleção nacional.
- Tornar-se campeão do mundo no futebol é, certamente, um esforço de equipe, mas o capitão tem algo a ver com isso. Quero aproveitar esta oportunidade para expressar-lhe o meu grande respeito pelo que ele tem feito para Alemanha.
Segundo o jornal alemão "Bild", essa decisão do jogador já havia sido tomada durante a última temporada.
* Matheus Bogo colaborou com a matéria