quarta-feira, 7 de maio de 2014

Seleção Brasileira convocada e a 'surpresa' era imaginada

No fim da manhã desta quarta-feira, o técnico Luiz Felipe Scolari convocou os 23 jogadores que irão buscar o hexacampeonato da Copa do Mundo, aqui no Brasil. A lista não fugiu muito do que Felipão vinha chamando, a grande novidade para muitos, foi a presença de Henrique, mas era um nome forte pela última vaga de zagueiro. 

Vamos as análises... 

No gol, Júlio César e Jefferson já eram nomes certos. A dúvida entre Diego Cavalieri - que participou da Copa das Confederações - ou Victor, que não vem de um momento bom, porém está melhor que o goleiro do Flu. Uma decisão acertada do treinador levar o arqueiro do Galo. 

Nas laterais, a dúvida era se seriam dois direitos e um na esquerda, aproveitando a polivalência de Daniel Alves e abrindo uma vaga para o meio de campo. Felipão optou por ser conservador e chamou três nomes certos, Dani Alves, Maicon e Marcelo. Na reserva do lateral do Real Madrid, Maxwell é sem dúvida o melhor nome. Porém, tinha Felipe Luis concorrendo por fora.

Na zaga apareceu a 'grande surpresa' com a convocação de Henrique. O atual zagueiro do Napoli fez por merecer a vaga, pelo que saiu jogando do Palmeiras e o quanto cresceu na Itália. Miranda, Dedé e Marquinhos eram bons nomes, porém nessa reta final, a melhor fase técnica e fisicamente é do Henrique. Thiago Silva, David Luiz e Dante eram mais do que certos. 

No meio de campo, também nenhuma surpresa. Luiz Gustavo, Paulinho, Fernandinho - que garantiu sua vaga já nos últimos amistosos -, Ramires, Oscar e Hernanes eram figuras óbvias. Apenas o último, que tinha uma certa dúvida, mas pelo que fez na Copa das Confederações, além servir como volante e até mesmo um reserva para Oscar, Hernanes é peça-chave no elenco.

No ataque tudo na normalidade. Fred, Neymar, Hulk, Jô e Bernard durante o último ano sempre que tiverem oportunidades na Seleção demonstraram os seus valores. Embora, como o caso do Jô, não esteja vivendo um bom momento no clube. 

Time titular

A equipe que Felipão vai ter como base, não deverá fugir da que ganhou a Copa das Confederações. A única exceção talvez seja a entrada de Fernandinho no lugar de Luiz Gustavo, entretanto, acho que o jogador do City rende mais como segundo volante, e não como primeiro. No demais, o time deve seguir o mesmo, com Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo (Fernandinho), Paulinho, Oscar; Hulk, Fred e Neymar. 

Os que ficaram de fora

A lista de jogadores 'magoados' nesse momento com Felipão é grande. Mas, no meu ponto de vista, a ausência que é mais 'injusta' é a de Phillipe Coutinho, do Liverpool. O jogador vem fazendo uma temporada espetacular na Premier League. Diferente de Lucas, que teve todas as oportunidades mas não entregou o que prometia, assim como Alexandre Pato. Kaká seria uma figura importante pela experiência, porém longe ainda do futebol ideal. No mais, achei a convocação coerente, com base no que vinha sendo executado o trabalho.