terça-feira, 1 de abril de 2014

Com dois gols de brasileiros, Barcelona e Atlético de Madrid empatam em partida de ida da Champions

Nesta quarta-feira, no Camp Nou, Barcelona e Atlético de Madrid fizeram o duelo de ida pelas quartas de final da Champions League. O confronto terminou em 1-1, com dois golaços de brasileiro. Primeiro, Diego para os Colchoneros e depois Neymar para os Catalães. Para o próximo jogo, o Atlético leva a vantagem de poder empatar sem gols, que estará na semifinal da UCL.
Primeiro tempo amarrado

Esse tradicional confronto no Campeonato Espanhol, jamais havia ocorrido pela Champions League. Há duas temporadas atrás, o Barcelona era bem superior ao Atlético, chegando a aplicar goleadas humilhantes, mas atualmente a história é bem diferente. Já na Super Copa da Espanha, no início da temporada, o Barça teve trabalho para ser campeão, foram dois empates e os Catalães só levaram o título pelo gol marcado fora de casa. 

Na liga espanhola a situação também é outra, e hoje, o Atlético é o líder do torneio. Por isso, o duelo não seria fácil, e não foi. O jogo começou com o Barcelona tendo tradicionalmente a posse de bola, mas encontrava do outro lado, uma equipe muito bem armada e extremamente sólida nas duas linhas de quatro marcadores. 

Os dois times perderam dois jogadores machucados logo aos 30 minutos de jogo. Pique pelo lado do Barcelona e Diego Costa - principal arma do Atlético -, que deu lugar ao também brasileiro Diego.

Ainda na primeira etapa, o Barça encontrava dificuldades, mas Neymar procurava bem o jogo pelo lado direito. Enquanto o Atlético exigiu uma boa defesa de Pinto, em um chute de David Villa, já nos minutos finais. 

Brasileiros brilham

Para a etapa complementar, o jogou ficou um pouco mais aberto. O Atlético que no fim do primeiro tempo havia adiantando a marcação, voltou do vestiário na mesma pegada e tentando forçar o erro do Barça. Quando tinha a bola, acertava sempre passes curtinhos e arriscava chutes de longa distância, em um desses, Diego acertou um chutaço, que foi parar no ângulo do arqueiro do Barça.
Com o 1 a 0 no placar, a equipe da capital se fechou defensivamente. Tornou a defesa mais compacta, e pode assim, dificultar a penetração do Barcelona em seu sistema defensivo. Por outro lado, os Catalães ao invés de continuarem afunilando as jogadas, passaram a abrir o jogo, tendo Neymar como a principal arma. 

O brasileiro teve um papel muito mais ativo do que o argentino Messi, que por sua vez, sofreu uma forte marcação individual. Iniesta percebendo que Neymar estava se destacando, deu um passe preciso para o camisa 11, que entrou de maneira correta na zaga adversária e marcou um bonito gol. 

A partida ganhou demais em emoção. O Atlético apesar de ter sofrido o empate, seguia com um bom resultado de baixo do braço. Já o Barcelona queria a vitória por jogar em casa. O goleiro Belga, Courtois, apareceu muito bem no fim, garantindo o empate dos Colchoneros no Camp Nou.

O jogo da volta acontece na próxima semana, agora em Madrid. O Atlético tem a vantagem do empate sem gols, mas é um confronto extremamente equilibrado e tudo pode acontecer.