terça-feira, 3 de setembro de 2013

No último dia da janela, os insatisfeitos conseguiram mudar de clube.

O último dia da janela do futebol europeu foi bem agitado, principalmente, pela confirmação das transferências envolvendo Bale, Kaká, Özil e Fellaini. Nos quatro casos, os jogadores eram os maiores interessados na mudança de ares, chegando ao ponto de Gareth Bale, dizer que não atuaria mais pelo Tottenham. Vou analisar e mostrar como esses jogadores irão funcionar dentro de cada esquema tático!

No primeiro caso, temos a maior transferência do futebol mundial, as cifras envolvendo a ida de Bale para o Real Madrid giram entre 91 e 100 milhões de euros, aproximadamente 315 milhões de reais. É um valor absurdo, ele é craque, mas se eu fosse o manager, não investiria. Porém, dizer que não vale a pena, é complicado, porque vai que ele nesse contrato de 6 temporadas conquiste ao menos duas UEFA Champions League, alguns Campeonatos Espanhóis, entre outras taças importantes e sendo protagonista. Isso com certeza irá fazer cada centavo valer a pena. Entretanto, futebol não é uma ciência exata.

Dentro de campo, o galês gosta de atuar na mesma posição que Cristiano Ronaldo - função conhecida como winger. Ambos atuam pelo lado esquerdo do campo, porém como são jogadores de alta categoria, facilmente se adaptarão em pontas opostas. E colocando um em cada ponta e com liberdade para trocarem de lados, é certeza de "inferno" para a defesa adversária. Os esquemas que melhor pode encaixar essas feras são o 4-3-3 ou 4-3-1-2, nesse segundo jogando sem um atacante fixo, e com o Isco sendo o armador.

Ainda falando sobre essa transferência de Bale, é bem a cara do Real Madrid, porque o clube gosta de causar impacto, muito devido também, a perda na queda de braço com o Barcelona pelo brasileiro Neymar. Os merengues precisavam de uma volta por cima. 

Enquanto o Real gastou absurdo para contratar, perdeu jogadores nessa janela. O brasileiro Kaká após quatro temporada jogando abaixo do que pode render, pediu para ser liberado e conseguiu. O craque tem como principal objetivo voltar a seleção e jogar a Copa do Mundo, e para isso, foi para o lugar onde viveu seus melhores dias, o Milan.


Ele chega no clube que o projetou mundialmente, com outro status e ver um time bem diferente de 10 anos atrás. Naquela ocasião, era um elenco recheado de craques, como por exemplo, Rui Costa, Shevchenko, Pirlo, Gattuso, Inzhagi, Maldini, Costacurta, Cafú, Seedorf, entre outras lendas. Atualmente, Kaká é a grande esperança e terá o papel de "salvador da pátria".

O principal para Kaká, é que ele certamente jogará e muito provavelmente o esquema será o 4-2-3-1 ou 4-3-1-2 geralmente utilizado por Allegri. O brasileiro deverá ser o homem mais centralizando do meio de campo, responsável por armar e articular as jogadas de criação dos rossoneros. Essa volta, não rendeu custo algum aos cofres do Milan.

Outro grande nome que deixou o Real Madrid foi o camisa 10 Özil, que com as contratações merengues nessa janela de verão, viu que seus espaços seriam reduzidos e chegou a ser aconselhado pela diretoria a mudar de clube. A torcida não queria a saída do jogador, mas ele preferiu buscar uma nova "aventura" para sua vida. E seu foco era a Premier League, seu destino acabou sendo o Arsenal, que após muito tempo, parou de vender e passou a contratar um nome de peso. 

A chegada de Özil deixa o setor de meio de campo do Arsenal fortíssimo, por já contar com Carzola e Wilshare, mais precisamente. Só que o típico homem-gol é talvez o grande problema para Wenger resolver, e foi esse jogador que o clube mais procurou na janela. O esquema adotado deverá ser o 4-2-3-1, com Özil mais centralizado e Giroud sendo o centroavante. Vamos ver se com excelentes assistentes o francês possa fazer os Gunners esquecer o holandês Van Persie. Essa negociação ficou na casa dos 45 milhões de euros.

O último grande nome a ser negociado no estouro do relógio foi o belga Fellaini, que pertencia ao Everton e foi parar no Manchester United. O jogador já havia dito que queria deixar o clube de Liverpool, e a oportunidade de jogar no maior campeão inglês e trabalhar novamente com David Moyes, o fez querer mudar rápido para Old Trafford. Essa transação rendeu ao Everton 27,5 milhões de Libras. É um jogador extremamente versátil, que pode atuar de volante a centroavante. Com toda certeza conquistará um espaço entre os titulares e tem tudo para ser peça importante ao longo da temporada.

Os quatro atletas são sem sombra de dúvidas excelentes jogadores, e vamos esperar que joguem o seu melhor futebol, para que nós, meros expectadores apenas desfrutem de suas jogadas geniais.